Método do Enxame de Partículas para Otimização de Modelos de Regressão Multivariada Empregados na Determinação de Biodiesel em Blendas Biodiesel/Óleo Vegetal/Diesel

Marlize Rizzi, João Carlos Furtado, Adilson Ben da Costa, Annelise Engel Gerbase, Marco Flôres Ferrão

Resumo


Foram comparados diferentes modelos de regressão multivariada por mínimos quadrados parciais para a quantificação de biodiesel nas blendas binárias e ternárias biodiesel/óleo vegetal/diesel empregando espectrofotometria no infravermelho médio com reflexão total atenuada (FTIR/ATR). Um total de oitenta blendas binárias ou ternárias foram empregadas para a construção e validação dos modelos. O método do enxame de partículas (PSO) foi implementado para a otimização das regiões espectrais juntamente com a regressão por mínimos quadrados parciais por intervalo (iPLS). Dentre os modelos por PLS empregando: toda a faixa espectral 4000-650 cm-1, as regiões espectrais sugeridas pela norma ASTM NBR 15568 (1750-1735 cm-1 e 1200-1100 cm-1) e as regiões selecionadas pelo modelo híbrido iPLS-PSO, os melhores resultados de R2cal, RMSEC, RMSECV e RMSEP foram obtidos para o iPLS-PSO, que emprega uma abordagem determinística (iPLS) combinada a uma abordagem heurística (PSO). Assim é possível utilizar a regressão por PLS para quantificação dos teores de biodiesel em amostras reais de diesel comercial (blendas de biodiesel/diesel), mesmo quando estas foram intencionalmente adulteradas total ou parcialmente com óleo vegetal.


Palavras-chave


infravermelho; biodiesel; enxame de partículas, quimiometria



Creative Commons License
A Revista Virtual de Química está licenciada sob as condições do Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Compartilhamento pela mesma Licença 2.5 Brasil License. Sob esta licença, a RVQ permite que seu conteúdo seja copiado, distribuído, exibido e executado desde que os devidos créditos à Revista e aos autores sejam dados. Contudo, o usuário não poderá utilizar o conteúdo com finalidades comerciais, a menos que obtenha permissão da Editoria da Revista.
Visitantes Online