Síntese do 4-((5-acetamido-2-hidroxifenil) diazenil) benzenossulfônico, um Azobenzeno Derivado do Acetaminofeno, e Avaliação do seu Potencial como Indicador de Valor de pH

Délis G. Guimarães, Arlan de Assis Gonsalves, Cleônia Roberta M. Araújo

Resumo


As propriedades de forte absorção e cores brilhantes dos azobenzenos têm atraído atenção para o desenvolvimento de sensores químicos desta classe de compostos, tais como os indicadores ácido-base.  À vista disso, o presente trabalho descreve a síntese de um azobenzeno derivado do fármaco acetaminofeno, o 4-((5-acetamido-2- hidroxifenil) diazenil) benzenossulfônico, e posterior avaliação do potencial deste como indicador de valor de pH. O azobenzeno foi obtido com rendimento de 77% e baixo custo, e demonstrou ser um promissor indicador de valor de pH, com boa solubilidade em água, mudança de cor prontamente distinguível na zona de viragem, ampla faixa de concentração utilizável e valores de pKa calculados como sendo: 9,072; 9,322 e 9,265.  O azobenzeno se mostrou como um eficiente indicador de valor de pH da faixa básica, e os resultados obtidos poderão contribuir para o desenvolvimento de novos compostos sintéticos com atividade indicadora ácido-base com baixo custo de produção.

Palavras-chave


Indicador de valor de pH; Azobenzeno; Síntese Orgânica.

Texto completo:

PDF

Comentários sobre o artigo

Visualizar todos os coment?rios


Creative Commons License
A Revista Virtual de Química está licenciada sob as condições do Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Compartilhamento pela mesma Licença 2.5 Brasil License. Sob esta licença, a RVQ permite que seu conteúdo seja copiado, distribuído, exibido e executado desde que os devidos créditos à Revista e aos autores sejam dados. Contudo, o usuário não poderá utilizar o conteúdo com finalidades comerciais, a menos que obtenha permissão da Editoria da Revista.
Visitantes Online