Quantificação de Aminas Primárias nas Fases gasosa e Particulada em Ar Ambiente Impactado pela Combustão de Mistura Diesel/Biodiesel (B5)

Priscila Brugin, Maria Cristina Solci

Resumo


As aminas são substâncias básicas presentes na atmosfera que reagem com espécies ácidas formando material particulado secundário. São geradas durante os processos de combustão e podem causar impacto na saúde humana e nos ecossistemas. A utilização do biodiesel como biocombustível adicionado ao diesel vem crescendo, sendo importante o estudo do impacto do seu uso no ambiente. Foram estudadas quatro aminas alifáticas primárias (metil, etil, propil e butilamina) no terminal central de ônibus urbano em Londrina, onde os veículos circulam utilizando a mistura B5. As aminas foram determinadas por CLAE/DAD após derivatização com isotiocianato de fenila em meio básico. Metil, etil e butilamina foram quantificadas. Na fase gasosa foram obtidas concentrações médias de 86,2; 102 e 224 ng m-3 de metil, etil e butilamina, respectivamente. Na fração fina (2,5) foram obtidas as concentrações médias de 2,90 ng m-3 de metilamina, 10,0 ng m-3de etilamina e 6,87 ng m-3 de butilamina. Pode-se inferir que as aminas gasosas são provenientes diretamente do processo de combustão da mistura B5; metil e etilamina no MP2,5 podem ser resultantes de processos de conversão gás-partículas e butilamina distinguiu-se dos processos de origem ou formação.

 

DOI: 10.5935/1984-6835.20160062


Palavras-chave


Diesel/biodiesel; emissão veicular; poluentes básicos.

Texto completo:

PDF

Comentários sobre o artigo

Visualizar todos os coment?rios


Creative Commons License
A Revista Virtual de Química está licenciada sob as condições do Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Compartilhamento pela mesma Licença 2.5 Brasil License. Sob esta licença, a RVQ permite que seu conteúdo seja copiado, distribuído, exibido e executado desde que os devidos créditos à Revista e aos autores sejam dados. Contudo, o usuário não poderá utilizar o conteúdo com finalidades comerciais, a menos que obtenha permissão da Editoria da Revista.
Visitantes Online