Modelagem Matemática Aplicada a Síntese do Produtos da Reação de Transesterificação a partir de Gordura Animal e Óleo Vegetal

Letícia Thaís Chendynski, Karina G. Angilelli, Bruna A. D. Ferreira, Dionisio Borsato

Resumo


A alta disponibilidade e baixo preço da gordura animal está gerando interesse industrial na sua utilização em conjunto com o óleo de soja para a produção de biodiesel, diminuindo custos e maximizando o lucro. Esse trabalho objetiva a aplicação do delineamento experimental na obtenção de produtos de reação de tranesterificação B100 a partir de uma mistura de óleo de soja, gordura de ave, sebo bovino e banha suína, a fim de obter equações preditivas que podem modelar rendimento da reação de transesterificação, ponto de névoa, ponto de fluidez e estabilidade oxidativa, utilizando hidróxido de sódio e metóxido de sódio como variáveis de processo. A presença de gordura animal nas formulações representa um fator de interesse, pois apesar de não apresentar bons resultados isolados como baixa estabilidade oxidativa (gordura suína) e altos pontos de névoa e fluidez (gordura bovina), apresentam bom rendimento e podem ser utilizadas como substituinte parcial do óleo de soja, desde que em misturas.

 

DOI: 10.5935/1984-6835.20160060


Palavras-chave


Delineamento experimental; mistura quaternária; catalisadores inorgânicos.

Texto completo:

PDF

Comentários sobre o artigo

Visualizar todos os coment?rios


Creative Commons License
A Revista Virtual de Química está licenciada sob as condições do Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Compartilhamento pela mesma Licença 2.5 Brasil License. Sob esta licença, a RVQ permite que seu conteúdo seja copiado, distribuído, exibido e executado desde que os devidos créditos à Revista e aos autores sejam dados. Contudo, o usuário não poderá utilizar o conteúdo com finalidades comerciais, a menos que obtenha permissão da Editoria da Revista.
Visitantes Online