A Videoaula “Cromatografia em Camada Delgada” e a Motivação da Aprendizagem nas Disciplinas Experimentais de Química Orgânica dos Cursos de Química, Engenharia Química e Farmácia da UFF

Autores

  • Carlos Magno R. Ribeiro Universidade Federal Fluminense
  • Alessandra Leda Valverde Universidade Federal Fluminense
  • Mariana M. J. Ribeiro Universidade Federal Fluminense
  • Thiago S. G. Souza Universidade Federal Fluminense
  • Thayssa S. F. Fagundes Universidade Federal Fluminense
  • Lívia B. Bittencourt Universidade Federal Fluminense
  • Karen D. B. Dutra Universidade Federal Fluminense
  • Rosângela de A. Epifanio Universidade Federal Fluminense

Palavras-chave:

Vídeo, cromatografia em camada delgada, ensino de química.

Resumo

Este trabalho descreve o percurso metodológico seguido na elaboração, aplicação e avaliação da produção da videoaula “Cromatografia em Camada Delgada”, realizada por 3 professores, 4 alunos de monitoria e 1 aluna de doutorado vinculados ao Departamento de Química Orgânica (GQO) da Universidade Federal Fluminense (UFF). Paralelamente à elaboração do vídeo foi realizada uma pesquisa no ano de 2013, com 127 alunos dos cursos de Química, Engenharia Química e Farmácia da UFF, de 14 turmas das disciplinas de Química Orgânica Experimental I, V e XI, buscando saber os tipos de recursos didáticos que tiveram acesso no ensino fundamental, médio e superior, assim como sua frequência de uso. Do mesmo modo, realizou-se uma pesquisa com 6 professores desse departamento que ministraram essas disciplinas também em 2013, visando saber os tipos de recursos didáticos que usavam em suas aulas de graduação, assim como sua frequência de utilização. Dessa pesquisa foi possível concluir que os recursos didáticos mais comuns no ensino médio e fundamental foram o quadro e giz, mas também o vídeo, jogos e visitas à biblioteca, além de outros, sendo que esses últimos recursos eram menos usados no ensino superior, o que está em concordância com as respostas dos Professores que lecionam na graduação. Após a pesquisa inicial o vídeo foi aplicado em 9 turmas dos cursos mencionados. Através de um questionário avaliativo buscou-se conhecer a opinião dos alunos e professores sobre o vídeo quanto à forma, conteúdo, som, imagem e duração. Das respostas aos questionários avaliativos, conclui-se que em todos os itens o vídeo foi considerado de bom a ótimo, apenas o som considerado razoável. Com essas avaliações, foi possível realizar ajustes e correções sem prejuízo à produção final.

 

DOI: 10.5935/1984-6835.20150056

Publicado

19-05-2015