Intervenção Problematizadora no Ensino de Química: um Relato de Experiência

Vanessa C. Leite, Márlon Herbert F. B. Soares

Resumo


A conquista da prática da liberdade compreende uma tarefa essencial que aparece quando a aula é estruturada a partir de ações participativas que levam à liberdade de expressão e crítica, sem a imposição de saberes aos alunos. Relatamos a práxis no âmbito de um curso de Licenciatura em Química, na disciplina de estágio supervisionado. O mesmo foi tematizado pela educação problematizadora com alunos do ensino médio, envolvendo a análise qualitativa de caráter descritivo dos fatos. A proposta desenvolvida com o princípio problematizador mostrou-se pertinente, tanto para os alunos quanto para os estagiários que participaram da atividade. O processo veio acrescentar no conjunto de saberes de ambos, um método de estudo e de leitura crítica da realidade com consequências relevantes para a formação do estagiário e do aluno como cidadão crítico.

 

DOI: 10.5935/1984-6835.20150055


Palavras-chave


Educação problematizadora; Formação de professores; Ensino de química.

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