Aplicação de Extrato de Própolis em Produtos Alimentícios: Uma Prospecção Baseada em Documentos de Patentes

Autores

  • Rejane P. D. Silva Universidade Federal da Bahia
  • Bruna Aparecida S. Machado Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial
  • Samantha S. Costa Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial
  • Gabriele A. Barreto Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial
  • Francine F. Padilha Universidade Tiradentes
  • Marcelo Andrés Umsza-Guez Universidade Federal da Bahia

Palavras-chave:

Própolis, alimentos, propriedade industrial, patentes, prospecção tecnológica.

Resumo

Devido às características da própolis, seus extratos têm sido utilizados em diversos produtos, que tem sua tecnologia desenvolvida e protegida por documentos de patentes. O objetivo do estudo foi realizar uma prospecção tecnológica sobre a aplicação de extratos de própolis em produtos alimentícios. A busca foi realizada na base online do Espacenet e do INPI. Os resultados demonstraram que o Japão destaca-se como o maior detentor da tecnologia pesquisada apesar de importar quase a totalidade do produto do Brasil. O Brasil mesmo estando em terceiro lugar na produção mundial de própolis, não possui ainda um domínio de proteção dessa tecnologia.

Biografia do Autor

Rejane P. D. Silva, Universidade Federal da Bahia

Engenheira de Alimentos formada pela Universidade Estadual de Feira de Santana, mestranda do programa de Mestrado Ciência de Alimentos da Faculdade de Fármacia da Universidade Federal da Bahia.

Bruna Aparecida S. Machado, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial

Farmacêutica pela Universidade Federal da Bahia, Mestre pelo programa de Ciência de Alimentos da Universidade Federal da Bahia e doutoranda pela Universidade Tiradentes (UNIT).

Samantha S. Costa, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial

Engenheira de Alimentos formada pela Universidade Estadual de Feira de Santana, mestre pelo programa de Mestrado Ciência de Alimentos da Faculdade de Fármacia da Universidade Federal da Bahia.

Gabriele A. Barreto, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial

Tecnóloga em Gestão da Qualidade pelo Centro Universitário Jorge Amado, Técnica em Alimentos formada pelo SENAI/BA e bolsista CNPq DTI pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial.

Francine F. Padilha, Universidade Tiradentes

Graduação em Ciências Biológicas pela UCPEL, mestrado em Ciência e Tecnologia Agroindustrial pela UFPEL e doutorado em Ciência de Alimentos pela UNICAMP. Pesquisador do Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP), professora do Programa de Mestrado e Doutorado em Saúde e Ambiente da Universidade Tiradentes, do Programa de Doutorado em Biotecnologia da RENORBIO e do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia Industrial da Unit.

Marcelo Andrés Umsza-Guez, Universidade Federal da Bahia

Engenheiro de Alimentos pela Universidade Estadual Paulista Jùlio de Mesquita Filho UNESP-SP, mestrado em Engenharia de Alimentos pela Universidade Estadual Paulisata Jùlio de Mesquita Filho UNESP-SP e doutorado em Engenharia e Ciência de Alimentos pela Universidade Estadual Paulista - Júlio de Mesquita Filho. Professor adjunto da Universidade Federal da Bahia.

Downloads

Publicado

04-07-2016