Ensino de Química no PROEJA: Uma Proposta Integradora das Relações entre a Sala de Aula e um Fórum Virtual

Nilcimar S. Souza, Cherrine K. Pires, Marília P. Linhares

Resumo


O presente trabalho apresenta uma investigação das relações que se estabelecem entre a sala de aula e o Espaço Virtual de Aprendizagem (EVA) quando este é introduzido nas ações de ensino-aprendizagem de aulas de Química com um público de jovens e adultos. Foi planejada uma proposta didática de articulação entre os ambientes presencial e virtual de aprendizagem orientada pela pedagogia problematizadora de Paulo Freire e estruturada em momentos pedagógicos. A partir da proposta foi delineado um experimento didático que abordou a eletroquímica, com foco nas reações de oxirredução espontâneas de pilhas e baterias. A avaliação do experimento didático foi baseada em análise de conteúdo das falas dos estudantes ao longo dos momentos pedagógicos propostos e teve o objetivo de identificar avanços conceituais na compreensão dos alunos. Como resultado, verificou-se que todos os participantes demonstraram avanços conceituais e construção de conhecimento após o experimento didático.

 

DOI: 10.5935/1984-6835.20150054


Palavras-chave


Fórum Virtual; Experimentação Problematizadora; Educação de Jovens e Adultos.

Texto completo:

PDF


Creative Commons License
A Revista Virtual de Química está licenciada sob as condições do Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Compartilhamento pela mesma Licença 2.5 Brasil License. Sob esta licença, a RVQ permite que seu conteúdo seja copiado, distribuído, exibido e executado desde que os devidos créditos à Revista e aos autores sejam dados. Contudo, o usuário não poderá utilizar o conteúdo com finalidades comerciais, a menos que obtenha permissão da Editoria da Revista.
Visitantes Online