Análise Multivariada do Perfil das Concentrações de Elementos Presentes na Erva-mate (Ilex paraguariensis) comercializada no MERCOSUL

Marcelo Caetano A. Marcelo, Dirce Pozebon, Marco F. Ferrão

Resumo


A erva mate (Ilex paraguariensis) é uma planta comumente utilizada para o preparo de bebidas estimulantes na América do Sul. No presente estudo foram determinados 24 elementos em erva mate de diferentes marcas comercializadas em diferentes regiões do Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai. As concentrações dos elementos foram determinadas por espectrometria de emissão óptica com plasma indutivamente acoplado (ICP OES) e espectrometria de massa com plasma indutivamente acoplado (ICP-MS). Foi realizada análise multivariada das concentrações dos elementos encontrados na erva mate com o objetivo de classificá-la segundo o país de procedência. Os dados obtidos foram submetidos à análise hierárquica por agrupamentos (HCA) e análise por componentes principais (PCA). A HCA mostrou uma tendência de agrupamento por país de origem e pelas características distintas de algumas amostras. A HCA também mostrou a influência do elemento na planta ou absorção do elemento pela mesma. Os resultados obtidos por ambos os métodos de análise multivariada foram concordantes, indicando que a forma de processamento da erva mate, a contribuição do elemento para a planta e respectiva quantidade absorvida devem ser os responsáveis pela formação dos grupos observados.

 

DOI: 10.5935/1984-6835.20150143


Palavras-chave


Erva mate; quimiometria; HCA; PCA; análise exploratória; MERCOSUL.

Texto completo:

PDF

Comentários sobre o artigo

Visualizar todos os coment?rios


Creative Commons License
A Revista Virtual de Química está licenciada sob as condições do Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Compartilhamento pela mesma Licença 2.5 Brasil License. Sob esta licença, a RVQ permite que seu conteúdo seja copiado, distribuído, exibido e executado desde que os devidos créditos à Revista e aos autores sejam dados. Contudo, o usuário não poderá utilizar o conteúdo com finalidades comerciais, a menos que obtenha permissão da Editoria da Revista.
Visitantes Online