Análise Morfológica e Eletroquímica de uma Monocamada do Ácido 3-Mercaptopropiônico sobre Eletrodo de Ouro

Cleverson S. Santos, Rosana Mosanha, Luis Fernando Marchesi, Christiana A. Pessôa

Resumo


Este artigo investiga a morfologia do eletrodo de ouro policristalino modificado com monocamada do 3-MPA (Au/MPA) construído em diferentes tempos de imersão e concentrações do tiol, utilizando as técnicas de espectroscopia de impedância eletroquímica (EIE) e microscopia de força atômica. Verificou-se que tanto a rugosidade da superfície, como a capacitância do Au/MPA são dependentes da concentração e da organização das moléculas de 3-MPA adsorvidas na superfície do eletrodo de ouro. Resultados voltamétricos demonstraram que o recobrimento é dependente do tempo de imersão e da concentração da solução de 3-MPA. Estes resultados estão de acordo com as medidas de EIE, pois estes mostraram um aumento na resistência de transferência de carga de (Rct) em função do tempo de imersão, devido ao aumento do bloqueio da transferência de elétrons causado pela monocamada. No entanto, a Rct aumentou até 180 min. e tempos de imersão superiores não apresentaram variações significativas nos valores de resistência.

 

DOI: 10.5935/1984-6835.20150095


Palavras-chave


Espectroscopia de impedância eletroquímica; microscopia de força atômica; monocamada auto-organizada; ácido mercaptopropiônico.

Texto completo:

PDF


Creative Commons License
A Revista Virtual de Química está licenciada sob as condições do Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Compartilhamento pela mesma Licença 2.5 Brasil License. Sob esta licença, a RVQ permite que seu conteúdo seja copiado, distribuído, exibido e executado desde que os devidos créditos à Revista e aos autores sejam dados. Contudo, o usuário não poderá utilizar o conteúdo com finalidades comerciais, a menos que obtenha permissão da Editoria da Revista.
Visitantes Online