O Laboratório Didático de Química (LaDQuim): Um Espaço não-Formal de Ensino do Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro para a Promoção do Letramento Científico e da Formação Cidadã

Antonio Carlos O. Guerra, Cássia C. Turci, Tatiana V. Francisco, Fabiana L. dos Santos, Ursula S. A. Rodrigues, Fernanda R. de Souza, Bruno C. Collin, Marcos Anderson A. S. Santos, Felipe D. da Conceição, Marcelo T. Lima, Edson D. Nóbrega Júnior, Paula M. L. dos Santos, Joaquim Fernando M. da Silva

Resumo


O Laboratório Didático de Química (LaDQuim) foi utilizado nos últimos três anos como um espaço não formal para o desenvolvimento de atividades específicas de ensino em Educação Científica. Trabalhando com atividades de ensino, pesquisa e extensão, a equipe do LaDQuim vem interagindo com licenciandos, professores e alunos das escolas públicas do Rio de Janeiro. Nosso principal objetivo é propor e utilizar novas metodologias no ensino e aprendizagem de Ciência/Química, sendo que a formação cidadã dos estudantes permeia todas as atividades, tomando-se como opção metodológica o enfoque Ciência-Tecnologia-Sociedade-Ambiente (CTSA). O presente trabalho visa apresentar uma oficina realizada em um projeto de extensão do laboratório, relacionando a importância da mineração para a economia brasileira desde os tempos da colonização portuguesa até os dias de hoje com tópicos específicos como cristalização fracionada, condutividade de soluções aquosas e testes de chamas. Estudantes de cinco escolas públicas participaram das atividades e os resultados sugerem que a oficina proposta é uma excelente forma de discutir temas em Química com os alunos, tais como teoria atômica, ligação química e solubilidade.

 

DOI: 10.5935/1984-6835.20150047


Palavras-chave


Espaço não-formal; cristal; condutividade; experimentação.

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