O Laboratório Didático de Química (LaDQuim): Um Espaço não-Formal de Ensino do Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro para a Promoção do Letramento Científico e da Formação Cidadã

Autores

  • Antonio Carlos O. Guerra Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Cássia C. Turci Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Tatiana V. Francisco Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Fabiana L. dos Santos Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Ursula S. A. Rodrigues Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Fernanda R. de Souza Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Bruno C. Collin Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Marcos Anderson A. S. Santos Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Felipe D. da Conceição Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Marcelo T. Lima Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Edson D. Nóbrega Júnior Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Paula M. L. dos Santos Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Joaquim Fernando M. da Silva Universidade Federal do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Espaço não-formal, cristal, condutividade, experimentação.

Resumo

O Laboratório Didático de Química (LaDQuim) foi utilizado nos últimos três anos como um espaço não formal para o desenvolvimento de atividades específicas de ensino em Educação Científica. Trabalhando com atividades de ensino, pesquisa e extensão, a equipe do LaDQuim vem interagindo com licenciandos, professores e alunos das escolas públicas do Rio de Janeiro. Nosso principal objetivo é propor e utilizar novas metodologias no ensino e aprendizagem de Ciência/Química, sendo que a formação cidadã dos estudantes permeia todas as atividades, tomando-se como opção metodológica o enfoque Ciência-Tecnologia-Sociedade-Ambiente (CTSA). O presente trabalho visa apresentar uma oficina realizada em um projeto de extensão do laboratório, relacionando a importância da mineração para a economia brasileira desde os tempos da colonização portuguesa até os dias de hoje com tópicos específicos como cristalização fracionada, condutividade de soluções aquosas e testes de chamas. Estudantes de cinco escolas públicas participaram das atividades e os resultados sugerem que a oficina proposta é uma excelente forma de discutir temas em Química com os alunos, tais como teoria atômica, ligação química e solubilidade.

 

DOI: 10.5935/1984-6835.20150047

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Publicado

03-04-2015