Aplicação de Eletrocoagulação na Remoção de Fosfatos em Efluente Doméstico Artificial Preparado a Partir de Bebida Refrigerante - Um Experimento para Graduação

Isa G. J. de Avellar, Amarílis V. F. Neder, Taís Augusto P. G. Cotta

Resumo


Este artigo descreve um experimento de graduação sobre remediação de águas poluídas, especificamente a remoção de fosfatos em efluente artificial preparado com refrigerante de cola por meio da eletrocoagulação, utilizando eletrodos de papel alumínio e placas metálicas. As concentrações de fosfato na solução eletrolítica foram determinadas por metodologia espectrofotométrica padrão. Os resultados obtidos com o efluente artificial foram comparáveis aos obtidos em procedimento análogo com uma amostra de esgoto doméstico urbano. Além disso, os resultados da eletrocoagulação com eletrodos construídos com papel alumínio foram semelhantes aos obtidos com placas metálicas, reduzindo-se o custo do experimento. Pequenas perfurações decorrentes da corrosão do papel alumínio, que atua como ânodo, e a adsorção do corante da bebida refrigerante nos flocos formados durante a eletrocoagulação são facilmente visíveis ao final do processo. O procedimento experimental alia técnicas fundamentais de Química à solução de questões ambientais, além de apresentar aos estudantes aspectos da legislação brasileira que regulamenta a concentração máxima permitida de fósforo em efluentes.

 

DOI: 10.5935/1984-6835.20150134


Palavras-chave


eletrocoagulação; fosfato; esgoto; experimento de graduação; química verde

Texto completo:

PDF


Creative Commons License
A Revista Virtual de Química está licenciada sob as condições do Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Compartilhamento pela mesma Licença 2.5 Brasil License. Sob esta licença, a RVQ permite que seu conteúdo seja copiado, distribuído, exibido e executado desde que os devidos créditos à Revista e aos autores sejam dados. Contudo, o usuário não poderá utilizar o conteúdo com finalidades comerciais, a menos que obtenha permissão da Editoria da Revista.
Visitantes Online