Filmes de Amido e de Amido/Zeólita Aplicados no Recobrimento e Conservação de Goiaba (Psidium guajava)

Raquel A. Bessa, Luís Humberto de Oliveira, Dicelle D. Arraes, Evelinny S. Batista, Dijauma H. Nogueira, Marcelo S. Silva, Paulize H. Ramos, Adonay R. Loiola

Resumo


O amido foi utilizado juntamente com a zeólita A na produção de filmes para o recobrimento de goiabas. Os filmes de amido de amido/zeólita foram preparados usando gelatina e sorbitol. Os frutos de goiaba foram recobertos imergindo-os em soluções de amido ou de amido contendo a zeólita NaA, o qual foi sintetizada a partir do caulim. As análises físico-químicas mostraram que os filmes ajudaram a preservar as características naturais do fruto com uma vida útil de oito dias.

 

DOI: 10.5935/1984-6835.20150130


Palavras-chave


Recobrimento biodegradável; goiaba; amido; zeólita.

Texto completo:

PDF

Comentários sobre o artigo

Visualizar todos os coment?rios


Creative Commons License
A Revista Virtual de Química está licenciada sob as condições do Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Compartilhamento pela mesma Licença 2.5 Brasil License. Sob esta licença, a RVQ permite que seu conteúdo seja copiado, distribuído, exibido e executado desde que os devidos créditos à Revista e aos autores sejam dados. Contudo, o usuário não poderá utilizar o conteúdo com finalidades comerciais, a menos que obtenha permissão da Editoria da Revista.
Visitantes Online