Coment?rios do leitor

Como Ler Mais e Melhor - Joel

por Leo Moura (2019-03-14)


Passaporte Para O Mundo Da Escrita

Quantos de nós tivemos a esplendida oportunidade de ouvir dos pais, dos tios, dos avós ou de outros parentes, histórias como João-acaba-mundo, Joãozinho e Maria, Festa como ler um livro em um dia no Céu e tantas outras?Certamente, essas histórias vêm povoar nosso imaginário e enchê-lo de fantasias e possibilidades que nos acompanham pelo resto de nossas vidas.

vocabulário de uma pessoa que tem hábito de ler é amplo, pois a aptidão para ler com proficiência é mais significativo indicador de bom desempenho lingüístico, permitindo ao leitor ter uma quantidade de informações sobre quase todos os domínios do conhecimento.

Aprende-se a ler vendo outras pessoas lendo, prestando atenção às leituras que professor realiza oralmente, tentando ler, experimentando e errando, em um processo cujo resultado inicial será seguramente menos convencional do que esperado, mas não muito diferente do que se produz com outras aprendizagens.

A preocupação com analfabetismo funcional (terminologia que a Unesco recomendara nos anos 70, e que Brasil passou a usar somente a partir de 1990, segundo a qual a pessoa apenas sabe ler e escrever, sem saber fazer uso da leitura e da escrita) levou os pesquisadores ao conceito de "letramento" em lugar de "alfabetização".

A sala de aula é um espaço em que a escola se utiliza para oferecer ao aluno uma contínua transformação, e, sobretudo é um dos lugares, onde a leitura torna-se essencial ao desenvolvimento dos alunos, abrangendo ainda os espaços fora desta, através do seu cotidiano.