Coment?rios do leitor

Autores Do Webartigos.com

por poli canta (2018-06-14)


Levantamento dos conhecimentos etnobotânicos de comunidades ribeirinhas do estuário amapaense. Conutherm vale a pena Minerais como cálcio, fósforo, sódio, potássio, cloro, magnésio e enxofre podem ser classificados como macrominerais, pois são necessários em quantidades acima 100mg por dia. Já os minerais como ferro, cobre, cobalto, zinco, manganês, iodo, molibdênio, selênio, flúor e cromo são classificados como microminerais, pois são necessários em pequenas quantidades, miligramas ou microgramas por dia.

Manguezal é um ecossistema costeiro, de transição entre os ambientes terrestre e marinho, característico de regiões tropicais e subtropicais, sujeito ao regime das marés. É constituído de espécies vegetais lenhosas típicas (angiospermas), além de micro e macroalgas (criptogamas), adaptadas à flutuação de salinidade e caracterizadas por colonizarem sedimentos predominantemente lodosos, com baixos teores de oxigênio (SCHAEFFER-NOVELLI, 1995). ecossistema ocupa regiões tipicamente inundadas pela maré tais como: estuários, lagoas costeiras, baías e deltas (ALVES, 2001). No Brasil os manguezais ocorrem em quase todo seu litoral, tendo importantes ocorrências no Nordeste, principalmente no estado do Maranhão e Bahia.

Os recursos da biodiversidade são fundamentais para desenvolvimento econômico, social e cultural das sociedades humanas (DIEGUES, 2000). A utilização intensiva e não sustentável desses recursos tem provocado uma perda crescente da biodiversidade mundial, e tal processo já é visto como um dos mais sérios problemas a serem enfrentados pela humanidade nas próximas décadas (LINS; MENDONÇA, 2000).

A Pecuária foi a primeira atividade desenvolvida no espaço sergipano, ocorrendo a predominância de gado bovino destinado ao corte e à produção de leite. Na microrregião de Japaratuba os municípios que mais se destacam é Japoatã seguido de Pacatuba, que variam cerca de 10.000 a 20.000 mil cabeças de gado(dados de 2004). Nos efetivos de aves e ovinos a microrregião não possui destaques produtivos.

As histórias do cangaço ainda permanecem vivas nas cidades do Nordeste. Relatos tristes e alegres são contados pela lira dos repentistas, imortalizados por livros, filmes e melodias como mulher rendeira, enquanto as crianças romantizam a vida errante, heroísmo das batalhas e as brabezas de Lampião por esses sertões. Mas a vida de quem escolhia banditismo não era fácil, as fugas dos volantes, as refeições improvisadas, as enumeras noites insones em condições insalubres, as batalhas sangrentas, tornavam cada dia uma aventura árdua na luta pela sobrevivência. Lampião viveu 23 anos em guerra e passou por mais de 400 tiroteios, não é de admirar que tenha sofrido muitos ferimentos ao longo de sua vida de fora da lei (Araújo e Fernandes: 2005,167).

Pela necessidade de apresentar um trabalho que questione desenvolvimento a prática da perspectiva que já predominam na ONU, qual classifica os países em função de seus níveis nacionais de pobreza, como IDH (índice de desenvolvimento humano) que mede os países apenas por renda per capita, desenvolvimento entendido como melhoria das condições de vida. Sendo que este trabalho de conclusão de curso, também apresenta a contribuição desta parceria, prefeitura e assentamento e como se deu esta relação.

A medicina do cangaço não difere em nada, da utilizada pelo sertanejo em geral. Nas comunidades mais atrasadas, mesmo após advento da indústria farmacêutica, que no Brasil só aconteceu no início do século XX, alívio das dores era procurado nas qualidades terapêuticas de algumas plantas ditas medicinais. Até hoje socorro médico está ligada a praticas rústicas aprendidas com negros, portugueses e índios.

E jamais pergunte ao jovem "porque" viciou-se, primeiro porque esta pergunta geralmente vem carregada de emoções conturbadas que questionam desde "porque esta desgraça na nossa família" até "onde foi que eu errei". E também porque jovem, certamente, não terá a resposta para esta pergunta. Deixe esta pergunta para Terapeuta que, se for competente, saberá conduzi-lo para a resposta. Aliás, ponto fundamental: Ao detectar uso de drogas, procure imediatamente ajuda profissional. E certifique-se de que profissional é realmente competente para isso.