Sazonalidade na Qualidade Físico-Química e Microbiológica das Águas de Fontes Naturais de Salvador, Bahia

Autores

  • Ana Carolina R. da Silva Universidade Federal da Bahia
  • Joil José Celino Universidade Federal da Bahia
  • Juan Carlos R. Alva Universidade Católica do Salvador

Palavras-chave:

Nitrato, coliformes, estatística multivariada, sensibilidade.

Resumo

A qualidade da água nas fontes naturais da cidade de Salvador (Bahia-Brasil) demonstrou um pH com característica levemente ácida e oxigênio dissolvido, nitrato e fósforo com níveis abaixo do permitido pela resolução do CONAMA 357/2005 e pela Portaria Nº 2914/2011 do Ministério da Saúde (MS). Avaliados por estatística multivariada no período de estiagem e chuvoso, os coliformes totais e termotolerantes está com nível excedido na maioria das fontes investigadas confirmando a contaminação da água pela E. coli. Para testes de sensibilidade, as culturas foram feitas em PCA ágar enriquecido com suplementos de metais Pb, Cu, e Cd.The minimum inhibitory concentrations (MIC) to the following heavy metals: Pb, As, Ni, Cu, Hg, Zn, Cr and Cd were determined by plate diffusion. Os isolados estudados foram de bactérias Gram negativas, com arranjo aos pares e com características macroscópicas distintas. Os níveis de sensibilidade aos metais pesados demonstraram a heterogeneidade dos três isolados em relação ao crescimento. Os efluentes líquidos oriundos dos esgotos domésticos e urbanos e os resíduos sólidos (lixo) são as fontes responsáveis pela maior contaminação.

 

DOI: 10.5935/1984-6835.20160044

Biografia do Autor

Ana Carolina R. da Silva, Universidade Federal da Bahia

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Católica do Salvador (2006). Atualmente é professora do ensino médio da Escola Linda Marquesa. Conclui o estágio no Parque Zoobotânico Getúlio Vargas e Laboratório de Estudos em meio Ambiente - LEMA .Tem experiência na área de Microbiologia, com ênfase em Microbiologia Ambiental. 

Joil José Celino, Universidade Federal da Bahia

possui graduação em Geologia pela Universidade Federal da Bahia (1987), mestrado em Geociências pela Universidade Federal da Bahia (1991), especialização em Ensino de Geociências pela Universidade Estadual de Campinas (1994), doutorado em Geologia Regional pela Universidade de Brasília (1999), pós-doutorado na área de Engenharia Ambiental - Remediação de Solos e Águas Subterrâneas pela Universidade Federal de Santa Catarina (2008). Atualmente é professor associado IV do Departamento de Oceanografia e membro permanente do Programa de Pós-graduação Geoquímica: Petróleo e Meio Ambiente (POSPETRO) da Universidade Federal da Bahia. Tem experiência na área de Geociências e Engenharia Ambiental, com ênfase em Geoquímica e Saneamento Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: geoquímica do petróleo, geoquímica inorgânica, geoestatística, avaliação de riscos ambientais, remediação e recuperação de áreas impactadas por atividades petrolíferas e ensino das geociências.

Juan Carlos R. Alva, Universidade Católica do Salvador

iólogo, Doutor em Ciências com ênfase em Bioquímica e Biotecnologia Ambiental pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atualmente é Coordenador do Curso de Graduação em Ciências Biológicas da Universidade Católica do Salvador (UCSAL) e integra o corpo docente permanente do Mestrado Profissional em Planejamento Ambiental e dos cursos de graduação em Ciências Biológicas e Engenharia Cível; Avaliador do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - SINAES - INEP/MEC; Líder do Grupo de Pesquisa da CNPq "Núcleo de Estudos em Biotecnologia e Conservação - NEBIC"; Eleito em 2008, pela comunidade científica do Estado da Bahia para um segundo período consecutivo como Membro da Câmara de Assessoramento e Avaliação Técnico-Científica da FAPESB (2009-2010); forma parte do Instituto Baiano de Biotecnologia-IBB e da Red Mundial de Científicos Peruanos-RMCP.

Downloads

Publicado

08-02-2016