Nitro- e Amino-Porfirinas: Importantes Intermediários para Formação de Novos Derivados Porfirínicos

Autores

  • Bruna Luiza Auras Universidade Federal de Santa Catarina
  • Bernardo A. Iglesias Universidade Federal de Santa Catarina
  • Ademir Neves Universidade Federal de Santa Catarina

Palavras-chave:

Porfirinas, nitro-porfirinas, amino-porfirinas.

Resumo

As funções vitais desempenhadas por derivados porfirínicos na natureza tem atraído a atenção de muitos cientistas por mais de um século. Estudos sobre a síntese, funcionalização, e modo de ação de porfirinas e sobre a busca de potenciais aplicações destes macrociclos foram realizadas durante o século passado e envolveram variados grupos de pesquisa. Nesse contexto, o estabelecimento de novas rotas sintéticas tem sido um dos principais objetivos ao longo dos anos. Neste manuscrito será tratada a importância de nitro- e amino-porfirinas como moléculas-chave para a formação de novas porfirinas especificamente substituídas. Derivados contendo grupos nitro e amino são apresentados como importantes materiais de partida para a formação de novos derivados porfirínicos funcionalizados.

 

DOI: 10.5935/1984-6835.20150077

Biografia do Autor

Bruna Luiza Auras, Universidade Federal de Santa Catarina

Bruna Luiza Auras nasceu em Urubici, Santa Catarina, SC, Brasil. Atualmente é aluna do curso de graduação em Química pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC e bolsista de Iniciação Científica do CNPq, com interesses baseados no desenvolvimento de novas porfirinas com potenciais aplicações em sistemas bioinorgânicos de catecol oxidase.

Bernardo A. Iglesias, Universidade Federal de Santa Catarina

Bernardo A. Iglesias nasceu em Santana do Livramento, Brasil. Formou-se em Química pela Universidade de Santa Maria, em 2007, onde também tem o seu grau de Mestre em Ciências em Química Inorgânica no grupo do Prof. Dr. Manfredo Hörner em 2008 na mesma Universidade; sua dissertação de mestrado foi baseada em estudos de cristalografia de triazeno N-óxido e seus respectivos complexos.

Bernardo A. Iglesias obteve seu doutorado em Agosto/2012 com trabalho realizado na Universidade de São Paulo no grupo do Prof. Dr. Koiti Araki. Sua tese de doutorado descreve os estudos na síntese e na caracterização de novos derivados triazeno-porfirina.

Hoje em dia, o autor deste trabalho é pesquisador (atração jovens talentos – CNPq-BJT) em Química Inorgânica do Laboratório de Bioinorgânica e Cristalografia (LABINC), do Departamento de Química da Universidade Federal de Santa Catarina. Os seus interesses científicos são baseadas no desenvolvimento de novos derivados porfirínicos com potenciais aplicações em sistemas de transferência de carga, bioinorgânica e catálise bimetálica.

Ademir Neves, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação em Licenciatura Química pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (1974), mestrado em Química pela Universidade Federal de Santa Catarina (1980) e doutorado em Química Inorgânica - Ruhr Universität Bochum (1983). Realizou estágio Pós-Doc na Ruhr Universität Bochum em 1987-1988 no Grupo de Pesquisas do Prof. Karl Wieghardt. Desde 1997 é professor titular do Departamento de Química da Universidade Federal de Santa Catarina. Desde maio de 2008 é membro titular da Academia Brasileira de Ciências . Em maio de 2010 foi admitido na Classe de Comendador da Ordem nacional do Mérito Científico.Tem experiência nas áreas de Química Orgânica e Inorgância, com ênfase em síntese de Modelos Bioinspirados e suas aplicações em catalise de substratos modelos do DNA. Consequentemente as pesquisas estão relacionadas com o efeito citotóxico em células tumorais das novas drogas geradas.

Downloads

Publicado

03-02-2015