Síntese e Determinação in vitro do FPS-UVB de Oximas Derivadas do Lapachol

Cleônia Roberta M. Araújo, Victória L. A. Santos, Délis G. Guimarães, Raimundo G. de Oliveira Júnior, Jackson Roberto G. S. Almeida, Arlan A. Gonsalves

Resumo


A exposição à radiação ultravioleta é um dos principais fatores relacionados com o surgimento de neoplasias malignas na pele. O uso de formulações fotoprotetoras é uma recomendação do INCA como forma de medida preventiva a esta doença. O lapachol é uma naftoquinona natural encontrada em algumas espécies vegetais e é capaz de absorver a radiação ultravioleta. No presente trabalho quatro oximas foram preparadas por semissíntese a partir do lapachol e em seguida os fatores de proteção solar (FPS) foram determinados empregando o método espctrofotométrico desenvolvido por Mansur. As oximas derivadas do lapachol 5, 7, 8 e 9 apresentaram relevante potencial fotoprotetor, com FPS-UVB de 11,05 ± 0,41, 9,67 ± 0,30, 10,12 ± 0,22 e 7,18 ± 0,15, respectivamente, na concentração de 1,0 x 10-4 M, o que torna essas moléculas candidatos promissores a filtros solares orgânicos.

 

DOI: 10.5935/1984-6835.20140110


Palavras-chave


Oxima; Lapachol; Fotoprotetor.

Texto completo:

PDF

Comentários sobre o artigo

Visualizar todos os coment?rios


Creative Commons License
A Revista Virtual de Química está licenciada sob as condições do Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Compartilhamento pela mesma Licença 2.5 Brasil License. Sob esta licença, a RVQ permite que seu conteúdo seja copiado, distribuído, exibido e executado desde que os devidos créditos à Revista e aos autores sejam dados. Contudo, o usuário não poderá utilizar o conteúdo com finalidades comerciais, a menos que obtenha permissão da Editoria da Revista.
Visitantes Online