Jornal Virtual para a Educação em Química: Itinerário para sua concepção, Fundamentos e Estrutura

Autores

  • Clayane C. Santos Universidade Federal do Maranhão
  • Hawbertt R. Costa Universidade Federal do Maranhão
  • Cícero W. B. Bezerra Universidade Federal do Maranhão

Palavras-chave:

Ambiente de aprendizagem, Química em sala de aula, Jornal virtual.

Resumo

No presente trabalho apresenta a descrição do itinerário para criação de um jornal virtual, sua fundamentação e estrutura. O jornal virtual visa a disseminação de experiências e de saberes voltados para o Ensino da Química, enfocando principalmente o diálogo entre os ensinos Médio e Superior (presencial e à distância). A concepção do periódico foi fundamentada em uma pesquisa aplicada a profissionais do ensino médio (área de Química) da Rede Básica de Ensino. Como resultado desta pesquisa de levantamento, a julgar pelas indicações de professores entrevistados, seis seções foram sugeridas: Editorial, Notícias, Enquetes, Pesquisa, Fotos e fatos, e Opiniões, de forma a abranger toda a temática do ensino da química, com abordagens trans, inter e multidisciplinar, considerando o contexto sociocultural de produção e de aprendizagem. Dentre outras características, a proposta deste periódico é valorizar, socializar e congregar ideias e pessoas em torno do ideal da educação nesta ciência, a qual é cada vez mais central.

 

DOI: 10.5935/1984-6835.20150042

Downloads

Publicado

25-03-2015