Desenvolvimento e Validação de Modelo PLS para Quantificação do Teor de Biodiesel Proveniente de Óleo de Fritura em Diesel empregando HATR-MIR

Lucas C. Gontijo, Eloiza Guimarães, Hery Mitsutake, Felipe B. Santana, Douglas Q. Santos, Waldomiro Borges Neto

Resumo


Este trabalho apresenta o desenvolvimento e a validação de dois modelos PLS para quantificação de biodiesel metílico e biodiesel etílico provenientes de óleos de fritura em misturas com diesel empregando dados de espectroscopia no infravermelho médio. A exatidão dos modelos PLS mostraram excelente desempenho com baixos valores de RMSEC, RMSECV e RMSEP. Além disso, a exatidão foi comprovada pela avaliação da região de elipse de confiança. O método foi validado de acordo com as diretrizes internacionais e nacionais pela estimativa de figuras de mérito, tais como exatidão, precisão, linearidade, seletividade, sensibilidade analítica, limites de detecção e quantificação e erro sistemático. Uma excelente correlação foi observada entre os valores reais e previstos do conjunto de previsão (R = 0,9999) e os modelos não apresentaram erros sistemáticos conforme a norma ASTM E1655. Os modelos propostos utilizam uma única faixa espectral permitindo a determinação de biodiesel em mistura com diesel na faixa de concentração entre 1,00 e 30,00% (v/v), em ambos os modelos. Assim, as metodologias propostas foram validadas sem a necessidade de escolher faixas espectrais se comparado com as normas pertinentes que regulamentam a determinação do teor de biodiesel em mistura com diesel.

 

DOI: 10.5935/1984-6835.20140098


Palavras-chave


Biodiesel; óleo de fritura; espectroscopia no infravermelho; calibração multivariada; PLS; validação analítica.

Texto completo:

PDF


Creative Commons License
A Revista Virtual de Química está licenciada sob as condições do Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Compartilhamento pela mesma Licença 2.5 Brasil License. Sob esta licença, a RVQ permite que seu conteúdo seja copiado, distribuído, exibido e executado desde que os devidos créditos à Revista e aos autores sejam dados. Contudo, o usuário não poderá utilizar o conteúdo com finalidades comerciais, a menos que obtenha permissão da Editoria da Revista.
Visitantes Online