Método para Caracterização de Textura de Sedimentos Usando Técnicas Espectroscópicas e Análise Multivariada

Fábio Luiz Melquiades, Pedro Pablo González-Borrero, Felipe R. dos Santos, Wycaro E. D. de Deus, Miguel Kalwa, Sueli P. Quináia

Resumo


O objetivo deste estudo foi apresentar um método para caracterização da textura de sedimentos combinando três técnicas espectroscópicas com analise multivariada. Em particular, foram utilizados dados de medidas de espectroscopia de absorção atômica de chama (FAAS), fluorescência de raios X por dispersão em energia (EDXRF) e espectroscopia fotoacústica (PAS) em amostras de sedimento superficial de lago, os quais foram combinados com o método de análise de componentes principais para a analise exploratória de dados e o método de regressão dos mínimos quadrados parciais (PLS) para a estimativa indireta da textura dos sedimentos. Foi possível inferir valores quantitativos de tamanho de partícula usando dados das três técnicas aliada a regressão por PLS, a qual permitiu obter dados implícitos em cada conjunto de dados. A mesma classificação em função da textura das amostras foi verificada para todas as técnicas espectroscópicas. No entanto,  a classificação por EDXRF ou PAS foi mais simples, rápida, barata e não destrutiva quando comparada com a FAAS. No caso da previsão quantitativa da granulometria pela regressão por PLS, os resultados foram menos acurados por PAS, porém foram satisfatórios por EDXRF e FAAS. Em geral, os resultados são promissores indicando a viabilidade do método. Contudo, um maior numero de amostras precisa ser analisado para implementar a metodologia.

 

DOI: 10.5935/1984-6835.20140109


Palavras-chave


Tamanho de partícula; sedimento; análise de componentes principais; regressão por mínimos quadrados parciais; espectroscopia.

Texto completo:

PDF

Comentários sobre o artigo

Visualizar todos os coment?rios


Creative Commons License
A Revista Virtual de Química está licenciada sob as condições do Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Compartilhamento pela mesma Licença 2.5 Brasil License. Sob esta licença, a RVQ permite que seu conteúdo seja copiado, distribuído, exibido e executado desde que os devidos créditos à Revista e aos autores sejam dados. Contudo, o usuário não poderá utilizar o conteúdo com finalidades comerciais, a menos que obtenha permissão da Editoria da Revista.
Visitantes Online