Produção, Caracterização e Aplicação do Carvão Ativado Obtido a partir do Sabugo de Milho: A Busca pelo Reaproveitamento de um Resíduo Agroindustrial

Priscila F. de Sales, Alexandre C. Bertoli, Felipe M. Pinto, Zuy Maria Magriotis

Resumo


Foi estudada a produção, caracterização e aplicação do carvão ativado obtido a partir de sabugo de milho como adsorvente. Enquanto o material in natura foi submetido à análise térmica (TG-DTA), o carvão obtido da ativação química foi caracterizado pelas análises de área superficial específica (SBET), distribuição de tamanho de poros (DFT), Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV) e Espectroscopia na região do Infravermelho com Transformada de Fourier (FT-IR).  A adsorção dos corantes alaranjado G (AG) e azul de metileno (AM) revelou que os dados provenientes da isoterma de adsorção foram melhor ajustados ao modelo de Sips. As quantidades máximas de 86 mg g-1 e de 124 mg g-1 foram obtidas respectivamente, para a adsorção dos corantes Alaranjado G(AG) e Azul de metileno(AM). Os resultados permitem inferir que a ativação química do sabugo de milho foi responsável por produzir um material com características adequadas para ser aplicado como adsorvente, possibilitando o reaproveitamento de um resíduo agroindustrial.

 

DOI: 10.5935/1984-6835.20150066


Palavras-chave


Carvão ativado; ativação química; sabugo de milho; adsorção; alaranjado G; azul de metileno.

Texto completo:

PDF


Creative Commons License
A Revista Virtual de Química está licenciada sob as condições do Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Compartilhamento pela mesma Licença 2.5 Brasil License. Sob esta licença, a RVQ permite que seu conteúdo seja copiado, distribuído, exibido e executado desde que os devidos créditos à Revista e aos autores sejam dados. Contudo, o usuário não poderá utilizar o conteúdo com finalidades comerciais, a menos que obtenha permissão da Editoria da Revista.
Visitantes Online