Utilização do Glicosímetro Accu-Chek® Para a Determinação de Lactose em Produtos Lácteos

Naira S. Campos, Rodrigo Stephani, Rafael A. de Sousa, Ítalo T. Perrone, Antônio F. de Carvalho, Luiz Fernando C. de Oliveira

Resumo


Neste trabalho empregou-se o glicosímetro Accu-Chek® para a determinação do teor de lactose em leite, soro de leite e monitoração da hidrólise enzimática da lactose em leite desnatado. Este equipamento foi eficaz na determinação de açúcares redutores, entre eles, a lactose, sendo possível construir curvas de calibração para a quantificação de lactose e galactose. Amostras de soro de leite, leite desnatado e leite integral foram analisadas e os resultados obtidos foram satisfatórios. Observou-se ainda que a presença de gordura nas amostras diminuiu a eficiência do método, mas não constituiu uma limitação.

 

DOI: 10.5935/1984-6835.20140108


Palavras-chave


Reação enzimática; lactose; lácteos.

Texto completo:

PDF


Creative Commons License
A Revista Virtual de Química está licenciada sob as condições do Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Compartilhamento pela mesma Licença 2.5 Brasil License. Sob esta licença, a RVQ permite que seu conteúdo seja copiado, distribuído, exibido e executado desde que os devidos créditos à Revista e aos autores sejam dados. Contudo, o usuário não poderá utilizar o conteúdo com finalidades comerciais, a menos que obtenha permissão da Editoria da Revista.
Visitantes Online