Casca do Tamarindo: Caracterização e Estudos de Adsorção de Azul de Metileno e Cromo(VI) usando a Técnica de Banho Finito de Líquido

Autores

  • Arlan Assis Gonsalves Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Cleônia Roberta M. Araújo Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Carlos Alberto Leito Filho Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Felipe S. Medeiros Universidade Federal do Vale do São Francisco

Palavras-chave:

Casca do tamarindo, Adsorção, Azul de metileno, Cromo(VI).

Resumo

Este trabalho descreve o uso da casca do tamarindo como um adsorvente alternativo para a remoção de azul de metileno e cromo(VI) de soluções aquosas. O adsorvente foi utilizado em estudos de sorção em sua forma não modificada. O sólido foi caracterizado por MEV, BET e BJH. Grupos funcionais ácidos na superfície do adsorvente foram revelados através de FTIR, titulação de Boehm e pHPCZ. Os resultados mostraram que a cinética de equilíbrio foi alcançada em 120 e 180 min para o corante e o metal, respectivamente. Os dados de cinética se ajustaram melhor ao modelo de pseudo-primeira ordem, para adsorção do corante, e ao modelo de pseudo-segunda ordem, para adsorção do metal. Mudanças nas etapas de adsorção (fase lenta e rápida) foram definidas pelo parâmetro do MCVP usando o algoritmo de Hung. Os efeitos do pH e da força iônica na capacidade de adsorção também foram estudados.

 

DOI: 10.5935/1984-6835.20140095

Biografia do Autor

Arlan Assis Gonsalves, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Graduado em Farmácia pela Univ. Fed. de Alagoas, com Mestrado e Doutorado em Ciências, área de concentração Química Analítica e Ambiental, pelo Programa de Pós-Graduação em Química e Biotecnologia da UFAL.

Cleônia Roberta M. Araújo, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Graduado em Farmácia pela Univ. Fed. de Alagoas, com Mestrado e Doutorado em Ciências, área de concentração Síntese Orgânica, pelo Programa de Pós-Graduação em Química e Biotecnologia da UFAL.

Carlos Alberto Leito Filho, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Estudante de graduação em Farmácia da UNIVASF. Estudante de Iniciação científica.

Felipe S. Medeiros, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Estudante de graduação em Farmácia da UNIVASF. Estudante de Iniciação científica.

Downloads

Publicado

25-10-2014