Constituintes Químicos e Propriedades Biológicas de Espécies do Gênero Serjania

Autores

  • Raúl Hernando R. Quintanilla Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Angelo C. Pinto Universidade Federal do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Sapindaceae, Serjania, fitoquímica, propriedades biológicas, anticâncer.

Resumo

Serjania é um gênero nativo do Neotrópico, presente desde o México até o norte da Argentina, com mais de 230 espécies, a maioria delas encontradas no México e no Brasil. Embora o gênero seja pouco estudado, os estudos científicos e as informações etnobotânicas descritas na literatura sugerem que extratos ou frações destas espécies podem ter componentes com diversas propriedades biológicas. O levantamento bibliográfico nas bases de dados Scopus e SciFinder realizado em abril de 2014, usando a palavra-chave Serjania, mostrou o registro de 18 compostos de diferentes classes de produtos naturais, distribuídos por sete espécies do gênero, a saber: Serjania communis, S. triqueta, S. salzmanniana, S. grammatophora, S. cuspidata, S. yucatensis e S. caracasana. Nesta revisão são discutidas as principais atividades biológicas destes 18 compostos naturais. Os extratos ou as frações dos extratos destas sete plantas descritas na literatura mostraram as seguintes atividades biológicas: analgésica, anti-inflamatória, antioxidante, antiprotozoária, anticâncer, antibacteriana, larvicida, gastroprotetora e repelente. Dentre as atividades biológicas, a mais importante, pelos critérios adotados pelo The American National Cancer Institute para frações e extratos vegetais, é a anticâncer. Os ácidos oleico, araquídico e eicosenoico foram os principais ácidos graxos encontrados nas sementes das espécies de Serjania descritas na literatura. O ácido graxo eicosenoico representa de 57 % a 70 % do conteúdo total de ácidos graxos de nestas espécies.

 

DOI: 10.5935/1984-6835.20140103

Biografia do Autor

Raúl Hernando R. Quintanilla, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutorando em química da UFRJ. Posse formação em pedagogia, química analítica, fisico-química, e química de produtos naturais. Participou em eventos nacionais e internacionais relacionados com a fitoquímica. É Co-autor de dois textos: Cultivando libertades, Cartilla agroecológica, e  o Texto para preparación en la presentación del examen ICFES.

Angelo C. Pinto, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1971), mestrado em Química pelo Instituto Militar de Engenharia (1974) e doutorado em Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1985). Atualmente é professor titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro. É membro titular da Academia Brasileira de Ciências, editor do Journal of the Brazilian Chemical Society e da Revista Virtual de Química, oficial Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico e foi Diretor do Instituto de Química da UFRJ. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química dos Produtos Naturais, atuando principalmente nos seguintes temas: croton cajucara, velloziaceae, isatin, trans-dehydrocrotonin e diterpenos.

Downloads

Publicado

29-12-2014