Imagem para capa

Identificação de Mostardas por Cromatografia Gasosa Acoplada Simultaneamente a Detector Fotométrico de Chama, Detector de Nitrogênio e Fósforo e Espectrometria de Massas (CG/DFC/DNF-EM)

Roberto B. Sousa, Paulo F. P. M. Alves, Samir F. Cavalcante, Leandro B. Bernardo, Cíntia C. Barros, Antônio Luiz S. Lima

Resumo


Cromatografia gasosa acoplada simultaneamente a detectores fotométricos de chama, de nitrogênio e fósforo e espectrômetro de massas (CG/DFC/DNP-EM) foi utilizada na identificação de mostardas de enxofre e de nitrogênio, seus precursores e produtos de degradação em amostras de água, solo, solvente orgânico e um piso de PVC preparadas de forma controlada. Técnicas de extração e derivatização com BSTFA foram utilizadas para possibilitar as análises das substâncias por cromatografia gasosa. O uso simultâneo de vários detectores em um só equipamento possibilitou rapidez nas análises. DFC e DNF apresentam boa seletividade e sensibilidade para compostos contendo enxofre e nitrogênio, permitindo a seleção inicial dos picos cromatográficos de possíveis compostos de interesse. Todos os espectros de massa das substâncias identificadas apresentaram índices de similaridades iguais ou superiores a 90% quando comparados aos existentes nas bases de dados da OPAQ.

 

DOI: 10.5935/1984-6835.20140039


Palavras-chave


: Gás mostarda; cromatografia gasosa; espectrometria de massas; armas químicas.

Texto completo:

PDF


Creative Commons License
A Revista Virtual de Química está licenciada sob as condições do Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Compartilhamento pela mesma Licença 2.5 Brasil License. Sob esta licença, a RVQ permite que seu conteúdo seja copiado, distribuído, exibido e executado desde que os devidos créditos à Revista e aos autores sejam dados. Contudo, o usuário não poderá utilizar o conteúdo com finalidades comerciais, a menos que obtenha permissão da Editoria da Revista.
Visitantes Online