Quantificação da Inativação da Ocratoxina A pela Radiação Gama. Um Exemplo do Potencial da Radiação Ionizante na Descontaminação de Agentes Químicos

Autores

  • Monique Cardozo Instituto Militar de Engenharia
  • Stefania Priscila de Souza Instituto Militar de Engenharia
  • Tanos C. C. França Instituto Militar de Engenharia
  • Claudia M. Rezende Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Angelo C. Pinto Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Antônio Luis S. Lima Instituto Militar de Engenharia
  • Keila S. C. Lima Instituto Militar de Engenharia

Palavras-chave:

Radiação gama, ocratoxina A, cromatografia líquida de alta eficiência, espectrometria de massas, descontaminação química.

Resumo

A ocratoxina A (OTA) é uma toxina produzida por fungos em alimentos que podem provocar danos aos homens e animais como, por exemplo, a indução de câncer. Por isso, é necessário reduzir o conteúdo de OTA nos alimentos. A irradiação é uma técnica de beneficiamento que consiste na exposição de produtos a ação de radiações ionizantes. A radiação ionizante também pode agir na inativação de toxinas, degradando-as pela formação de produtos radiolíticos. O presente estudo teve por objetivo verificar a ação de doses de 1, 3 e 5 kGy na inativação da OTA em soluções modelo. Para quantificar a redução do conteúdo de toxina nas amostras testadas foram utilizadas técnicas cromatográficas e os dados obtidos foram submetidos a tratamento estatístico. Foram também investigados os possíveis produtos radiolíticos caracterizados por espectrometria de massas de alta resolução com ionização por eletrospray. Os resultados revelam que a radiação ionizante tem potencial para reduzir a toxidez de produtos contaminados com OTA com considerável inativação desta toxina a partir da menor dose aplicada (1kGy). Verificou-se que os principais radiólitos são obtidos pela quebra oxidativa de ligações, preferencialmente nas ramificações. A identificação dos principais produtos radiolíticos revela que os mesmos são menos tóxicos que os originais. Sendo assim, a aplicação da radiação ionizante se apresenta como uma alternativa viável para a neutralização de toxinas, com aplicação direta na descontaminação química.

 

10.5935/1984-6835.20140047

Biografia do Autor

Monique Cardozo, Instituto Militar de Engenharia

Secão de Engenharia Química - SE/5

Stefania Priscila de Souza, Instituto Militar de Engenharia

Secão de Engenharia Química - SE/5

Tanos C. C. França, Instituto Militar de Engenharia

Secão de Engenharia Química - SE/5

Claudia M. Rezende, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Instituto de Química/UFRJ

Angelo C. Pinto, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Instituto de Química/UFRJ

Antônio Luis S. Lima, Instituto Militar de Engenharia

Secão de Engenharia Química - SE/5

Keila S. C. Lima, Instituto Militar de Engenharia

Secão de Engenharia Química - SE/5

Downloads

Publicado

25-03-2014