Determinação de Co(II) em Preparações Farmacêuticas e Estudo das Espécies Formadas Durante a Complexação por UV-Vis com o Reagente Br-TDB

Autores

  • Vitor Hugo Migues Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Regina T. Yamaki Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Palavras-chave:

Complexação, Cobalto, UV-Vis, Br-TDB, tiazolilazo.

Resumo

Este trabalho teve como objetivo a determinação de cobalto em amostras farmacêuticas e estudo das espécies formadas durante a complexação com o reagente 6-[2’-(5-bromotiazolilazo)]-3,5-diidroxi-1,2-benzenodissulfônico (Br-TDB). Os valores de log beta para as espécies complexas ML2H24-, ML2H5- e ML26- (M = Co(II) e L = Br-TDB4-) foram 29,26 ± 0,03, 25,11 ± 0,04 e 16,7 ± 0,11. A estequiometria do complexo é de 1:2 e o tempo de reação para a complexação se processe é de 10 minutos. O complexo absorve em 620 nm. Os limites de quantificação e detecção foram, respectivamente, 0,009 e 0,030 mg L-1. A curva analítica apresenta um padrão pouco usual com coeficiente angular negativo. Esse padrão é intrínseco do sistema de complexação com o reagente Br-TDB, uma vez que o mesmo padrão foi observado para a determinação de manganês, chumbo, cádmio e ferro por UV-Vis. A metodologia desenvolvida foi validada através de ICP OES. Os resultados obtidos, através do teste t, permitem avaliar que não há diferenças significativas em nível de confiança Rho < 0,05 para ambas as análises.

DOI: 10.5935/1984-6835.20140100

Biografia do Autor

Vitor Hugo Migues, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Possui graduação em licenciatura em química pela  UESB e mestrado em química Analítica pela mesma instituição, tendo conhecimento em síntese e caracterização de novos reagentes azocorantes e sua aplicatibilidade na determinação de íons metálicos, além de estudo em solução aquosa das espécies formadas.

Regina T. Yamaki, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal de Ouro Preto (1988), mestrado em Química pela Universidade Federal de Minas Gerais (1992) e doutorado em Química pela Universidade Federal de Minas Gerais (1999). Atualmente é adjunto da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Tem experiência na área de Equilíbrio Químico de compostos Bioinorgânicos, atualmente trabalha com o estudo de Equilíbrio Químico de compostos azocorantes por espectrofotometria e potenciometria e aplicação dos compostos azocorantes em sistemas de pré-concentração de metais.

Downloads

Publicado

01-12-2014