Determinação de Chumbo Utilizando como Reagente Espectrofotométrico o Vermelho de Bromopirogalol (BPR)

Autores

  • Micaele B. dos Santos Universidade Sagrado Coração
  • Liliane Maria M. de Souza SENAI
  • Beatriz Antoniassi Universidade Sagrado Coração

Palavras-chave:

Chumbo, Espectrofotometria, Vermelho de bromopirogalol.

Resumo

O presente trabalho apresenta a aplicação do ácido 2-(2,7-dibromo-4,5,6-trihidroxi-3-oxo-3H-xanten-9-il) benzenossulfônico, vermelho de bromopirogalol (BPR), como um reagente para a determinação direta de chumbo utilizando a espectrofotometria na região do UV-VIS. Os cátions Pb(II) reagem com o BPR em pH 4-5, formando um complexo vermelho-alaranjado, estável por 48 horas, com absorção no comprimento de onda de 630 nm.  A reação ocorre na razão de 6:2 v/v em uma concentração de BPR de 1x10-4 mol/L e solução de nitrato de chumbo entre 1x10-4 mol/L a 5x10-4 mol/L. O método para a determinação de Pb(II) com BPR, utilizando a técnica de UV-VIS, apresentou características espectrais satisfatórias, e os resultados encontrados na análise do efluente real variaram entre 0,194 e 0,234 mg/L de Pb(II), ou seja, estavam dentro do permitido pela legislação, que é de 0,5 mg/L.

 

DOI: 10.5935/1984-6835.20150058

Biografia do Autor

Micaele B. dos Santos, Universidade Sagrado Coração

Graduanda em Engenharia Química. Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas. Aluna de Iniciação Científica, bolsista CNPQ.

Liliane Maria M. de Souza, SENAI

Coordenadora do Laboratório de Acumuladores de Energia Elétrica. - LACEEL SENAI - Departamento Regional de São Paulo

Beatriz Antoniassi, Universidade Sagrado Coração

Doutora em Ciência dos Materiais Professora do Centro de Ciências Extas e Sociais Aplicadas da Universidade Sagrado Coração.

Downloads

Publicado

24-04-2015