Procedimento de Digestão Assistido por Micro-ondas para Determinação de Elementos-traço no Poliqueta Chaetopterus variopedatus

Gilmara F. Eça, Geysa B. Brito, Isa Barbosa, Maria das Graças Korn, Vanessa Hatje

Resumo


Este estudo avaliou e aplicou uma digestão, com ácido diluído, assistida por micro-ondas para determinar elementos-traço (As, Ba, Cd, Co, Cr, Cu, Hg, Mn, Ni e Sb) em amostras de poliquetas (Chaetopterus variopedatus). Após a otimização do método, empregando-se material certificado de referência (1566b CRM, tecido Oyster), os analitos foram determinados por espectrometria de massas com plasma indutivamente acoplado (ICP-MS) e espectrometria de emissão atômica com plasma indutivamente acoplado (ICP OES). A repetibilidade foi adequada (< 10%), os resultados obtidos com o CRM concordaram com os valores certificados e o teor de carbono residual valores (RCC) foi menor do que 15%. Além disso, até dez amostras podem ser simultaneamente decompostas em 34 min., resultando num elevado rendimento. O método desenvolvido foi aplicado em amostras de poliquetas coletados na Baía de Todos os Santos, Bahia, Brasil.

 

DOI: 10.5935/1984-6835.20140066


Palavras-chave


Elementos-traço; digestão assistida por micro-ondas; ácidos diluidos; tecido de poliquetas.

Texto completo:

PDF

Comentários sobre o artigo

Visualizar todos os coment?rios


Creative Commons License
A Revista Virtual de Química está licenciada sob as condições do Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Compartilhamento pela mesma Licença 2.5 Brasil License. Sob esta licença, a RVQ permite que seu conteúdo seja copiado, distribuído, exibido e executado desde que os devidos créditos à Revista e aos autores sejam dados. Contudo, o usuário não poderá utilizar o conteúdo com finalidades comerciais, a menos que obtenha permissão da Editoria da Revista.
Visitantes Online