Utilização do Arco de Maguerez Modificado como uma Metodologia Problematizadora na Síntese da p-Nitroacetanilida

José N. da Silva Júnior, Francisco G. Barbosa, Jair Mafezoli, Mary Anne S. Lima

Resumo


A síntese da p-nitroacetanilida, realizada na aula de laboratório de química orgânica da Universidade Federal do Ceará, foi transformada a partir do formato tradicional em uma aula de aprendizagem baseada em problemas usando o Arco de Maguerez modificado. O desenvolvimento, implementação e feedback dos alunos são apresentados neste artigo. De acordo com os resultados, o presente estudo nos leva a concluir que a metodologia utilizada é um método alternativo e bem-sucedido para o processo de ensino-aprendizagem da Química Orgânica Experimental.

 

DOI: 10.5935/1984-6835.20140061


Palavras-chave


Aula Experimental; Química Orgânica; Arco de Maguerez.

Texto completo:

PDF

Comentários sobre o artigo

Visualizar todos os coment?rios


Creative Commons License
A Revista Virtual de Química está licenciada sob as condições do Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Compartilhamento pela mesma Licença 2.5 Brasil License. Sob esta licença, a RVQ permite que seu conteúdo seja copiado, distribuído, exibido e executado desde que os devidos créditos à Revista e aos autores sejam dados. Contudo, o usuário não poderá utilizar o conteúdo com finalidades comerciais, a menos que obtenha permissão da Editoria da Revista.
Visitantes Online