Síntese de Ésteres de Aromas de Frutas: Um Experimento para Cursos de Graduação dentro de um dos Princípios da Química Verde

Autores

  • Camila A. Oliveira Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Aline C. J. Souza Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Ana Paula B. Santos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro-DC
  • Bárbara V. Silva Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Elizabeth R. Lachter Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Angelo C. Pinto Universidade Federal do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Esterificação, catálise heterogênea, Química Verde.

Resumo

Os ésteres estão entre as classes de substâncias orgânicas responsáveis pelo odor agradável de flores e frutos. A síntese destas substâncias ocorre através da reação entre ácidos carboxílicos e alcoóis, geralmente catalisadas por ácidos de Bronsted-Lowry. Este trabalho apresenta os resultados de diferentes métodos de esterificação, utilizando catálise homogênea com ácido sulfúrico e catálise heterogênea com resina sulfônica comercial (Amberlyst 35) e argila montmorilonita. Todas as reações foram realizadas com aquecimento sob refluxo e repetidas com o uso do sistema Dean-Stark para remoção da água produzida durante a reação. A remoção de água do meio de reação através do sistema Dean-Stark desloca o equilíbrio para a formação dos produtos e, consequentemente, reduz significativamente o tempo de reação. Os catalisadores heterogêneos mostraram-se vantajosos em relação ao ácido sulfúrico, devido à facilidade do processo de isolamento, além de propiciar uma abordagem de Química Verde em aulas experimentais de cursos de graduação.

 

DOI: 10.5935/1984-6835.20140012

Biografia do Autor

Camila A. Oliveira, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Camila Almeida Oliveira nasceu no Rio de Janeiro, Brasil em 1990. Atualmente é aluna do Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro, é aluna de iniciação científica do Laboratório de Produtos Naturais e Transformações Químicas (PILAB) do Instituto de Química (UFRJ) sob a orientação do professor Angelo C. Pinto, atuando principalmente nos seguintes temas: metodologias alternativas para aulas experimentais de cursos de graduação e projetos voltados pra área de ensino.

Downloads

Publicado

20-12-2013