Desenvolvimento de um Experimento sobre o Efeito Estufa: Uma Proposta para o Ensino

Adonis Coelho, Edilson S. Barbalho, João V. Escremin

Resumo


Temas como o aquecimento global e o efeito estufa, agravados pela emissão de gases estufa decorrente das atividades humanas, são de grande importância no Ensino Fundamental e no Ensino Médio. Estimulados pela dificuldade que os professores encontram em apresentar o tema de outra forma excetuando-se a teórica, foi desenvolvido de forma simples e com materiais comumente encontrados em laboratórios didáticos, um experimento que simula o fenômeno do efeito estufa, capaz de ser construído conjuntamente pelo professor e seus alunos. O experimento mostrou resultados visíveis e de fácil interpretação.  O experimento visa tornar as aulas ainda mais interessantes e didáticas, aproximando temas do cotidiano com a química e assim, alcançar melhores resultados no ensino e na aprendizagem. Este experimento foi premiado com o primeiro lugar na categoria graduação no concurso O Legado da Rio+20: que futuro queremos?, promovido pela Sociedade Brasileira de Química, como parte das comemorações do Ano Internacional da Química, em 2011.

 

DOI: 10.5935/1984-6835.20140011


Palavras-chave


Efeito Estufa; Experimento; Ensino.

Texto completo:

PDF


Creative Commons License
A Revista Virtual de Química está licenciada sob as condições do Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Compartilhamento pela mesma Licença 2.5 Brasil License. Sob esta licença, a RVQ permite que seu conteúdo seja copiado, distribuído, exibido e executado desde que os devidos créditos à Revista e aos autores sejam dados. Contudo, o usuário não poderá utilizar o conteúdo com finalidades comerciais, a menos que obtenha permissão da Editoria da Revista.
Visitantes Online