Experimentos em Química do Solo: Uma Abordagem Interdisciplinar no Ensino Superior

Autores

  • Ramom R. Nunes Universidade de São Paulo
  • Fernanda Benetti Universidade de São Paulo
  • Lílian B. F. Pigatin Universidade de São Paulo
  • Lílian F. A. Martelli Universidade de São Paulo
  • Maria Olímpia O. Rezende Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

Ensino de química, análise de sedimentos, interdisciplinaridade em química.

Resumo

Uma atividade interdisciplinar é apresentada como uma forma de promover a aprendizagem significativa. Os conceitos das grandes áreas da química são abordados em um experimento com foco na caracterização de amostras de sedimentos por meio de técnicas espectroscópicas (UV-Vis e fluorescência). A fim de averiguar a visão dos alunos sobre o ensino de química e sua interdisciplinaridade, dois questionários foram aplicados (método Survey): um no início e outro ao final da atividade prática. O experimento permitiu a articulação dos conhecimentos teóricos anteriormente adquiridos nas disciplinas (já construídos, em contextos separados) em um ambiente amplo no qual os conceitos abordados foram observados, analisados e entendidos como fatos conectados.

 

DOI: 10.5935/1984-6835.20140033

Biografia do Autor

Ramom R. Nunes, Universidade de São Paulo

Universidade de São Paulo

Instituto de Química de São Carlos

Laboratório de Química Ambiental

Fernanda Benetti, Universidade de São Paulo

Universidade de São Paulo

Instituto de Química de São Carlos

Laboratório de Química Ambiental

Lílian B. F. Pigatin, Universidade de São Paulo

Universidade de São Paulo

Instituto de Química de São Carlos

Laboratório de Química Ambiental

Lílian F. A. Martelli, Universidade de São Paulo

Universidade de São Paulo

Instituto de Química de São Carlos

Maria Olímpia O. Rezende, Universidade de São Paulo

Universidade de São Paulo

Instituto de Química de São Carlos

Laboratório de Química Ambiental

Downloads

Publicado

02-02-2014