Experimentos em Química do Solo: Uma Abordagem Interdisciplinar no Ensino Superior

Ramom R. Nunes, Fernanda Benetti, Lílian B. F. Pigatin, Lílian F. A. Martelli, Maria Olímpia O. Rezende

Resumo


Uma atividade interdisciplinar é apresentada como uma forma de promover a aprendizagem significativa. Os conceitos das grandes áreas da química são abordados em um experimento com foco na caracterização de amostras de sedimentos por meio de técnicas espectroscópicas (UV-Vis e fluorescência). A fim de averiguar a visão dos alunos sobre o ensino de química e sua interdisciplinaridade, dois questionários foram aplicados (método Survey): um no início e outro ao final da atividade prática. O experimento permitiu a articulação dos conhecimentos teóricos anteriormente adquiridos nas disciplinas (já construídos, em contextos separados) em um ambiente amplo no qual os conceitos abordados foram observados, analisados e entendidos como fatos conectados.

 

DOI: 10.5935/1984-6835.20140033


Palavras-chave


Ensino de química; análise de sedimentos; interdisciplinaridade em química.

Texto completo:

PDF


Creative Commons License
A Revista Virtual de Química está licenciada sob as condições do Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Compartilhamento pela mesma Licença 2.5 Brasil License. Sob esta licença, a RVQ permite que seu conteúdo seja copiado, distribuído, exibido e executado desde que os devidos créditos à Revista e aos autores sejam dados. Contudo, o usuário não poderá utilizar o conteúdo com finalidades comerciais, a menos que obtenha permissão da Editoria da Revista.
Visitantes Online