Investigação Computacional Sobre a Espectroscopia de Dicroísmo Circular Vibracional (VCD) dos Aminoácidos R-alanina e S-alanina

Autores

  • Lucas F. Esteves Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Luiz Antonio S. Costa Universidade Federal de Juiz de Fora

Palavras-chave:

Alanina, VCD, Modelos Contínuos de Solvatação, DFT.

Resumo

O presente trabalho foi desenvolvido no sentido de se obter uma revisão sobre o dicroísmo circular vibracional (VCD) sob o ponto de vista computacional. Para tal, foram realizados cálculos ab initio no nível B3LYP/6-31G para as moléculas de aminoácidos R-alanina e S-alanina em suas formas neutras e zwiteriônicas. A alanina é o aminoácido mais simples a apresentar atividade óptica, sendo, portanto, capaz de absorver de maneira diferenciada a luz circularmente polarizada. Cálculos de frequências vibracionais permitiram a obtenção do espectro teórico de VCD, técnica na qual é possível fazer a diferenciação entre as formas R e S. Os dados estruturais mostram que não há praticamente nenhuma diferença entre os isômeros. As estruturas zwiteriônicas foram otimizadas através do formalismo dos modelos contínuos de solvatação, PCM/Bondi. Os espectros VCD calculados para as formas R e S do zwiterion possuem um perfil simétrico, o que pode levar a uma comparação mais precisa das propriedades da molécula em meio biológico, mostrando o valor dessa técnica na identificação de estruturas quirais.

 

DOI: 10.5935/1984-6835.20140057

Biografia do Autor

Luiz Antonio S. Costa, Universidade Federal de Juiz de Fora

O Prof. Luiz Antônio S. Costa possui graduação em Licenciatura em Química pela UERJ (1995), mestrado em Química Inorgânica pela UFRJ (1998) e doutorado em Físico-Química pela UFMG (2005). Durante o doutorado esteve na University of Sydney, Austrália, sob orientação do Prof. Trevor W. Hambley. Hoje é professor Adjunto II da UFJF na área de Físico-Química atuando como pesquisador e co-líder do NEQC - Núcleo de Estudos em Química Computacional. Atua principalmente nos seguintes temas: cisplatina e seus análogos, mecanismos de hidrólise, cálculos ab initio, metaloenzimas, desenvolvendo projetos sobre Alzheimer, Câncer entre outras doenças.

Downloads

Publicado

22-02-2014