Investigação Computacional Sobre a Espectroscopia de Dicroísmo Circular Vibracional (VCD) dos Aminoácidos R-alanina e S-alanina

Lucas F. Esteves, Luiz Antonio S. Costa

Resumo


O presente trabalho foi desenvolvido no sentido de se obter uma revisão sobre o dicroísmo circular vibracional (VCD) sob o ponto de vista computacional. Para tal, foram realizados cálculos ab initio no nível B3LYP/6-31G para as moléculas de aminoácidos R-alanina e S-alanina em suas formas neutras e zwiteriônicas. A alanina é o aminoácido mais simples a apresentar atividade óptica, sendo, portanto, capaz de absorver de maneira diferenciada a luz circularmente polarizada. Cálculos de frequências vibracionais permitiram a obtenção do espectro teórico de VCD, técnica na qual é possível fazer a diferenciação entre as formas R e S. Os dados estruturais mostram que não há praticamente nenhuma diferença entre os isômeros. As estruturas zwiteriônicas foram otimizadas através do formalismo dos modelos contínuos de solvatação, PCM/Bondi. Os espectros VCD calculados para as formas R e S do zwiterion possuem um perfil simétrico, o que pode levar a uma comparação mais precisa das propriedades da molécula em meio biológico, mostrando o valor dessa técnica na identificação de estruturas quirais.

 

DOI: 10.5935/1984-6835.20140057


Palavras-chave


Alanina; VCD; Modelos Contínuos de Solvatação; DFT.

Texto completo:

PDF

Comentários sobre o artigo

Visualizar todos os coment?rios


Creative Commons License
A Revista Virtual de Química está licenciada sob as condições do Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Compartilhamento pela mesma Licença 2.5 Brasil License. Sob esta licença, a RVQ permite que seu conteúdo seja copiado, distribuído, exibido e executado desde que os devidos créditos à Revista e aos autores sejam dados. Contudo, o usuário não poderá utilizar o conteúdo com finalidades comerciais, a menos que obtenha permissão da Editoria da Revista.
Visitantes Online