Determinação de Resíduo de Carbono em Misturas de Diesel/Biodiesel

Danielly R. Nascimento, Orlando S. Neto, Levyson Rafael V. da Conceição, Carlos Emerson F. da Costa, Geraldo N. da Rocha Filho, José Roberto Zamian

Resumo


Este trabalho se propõe avaliar a influência do teor de biodiesel adicionado ao diesel em relação à qualidade da combustão das misturas de Biodiesel/Diesel, monitorando o resíduo de carbono restante após a queima dos combustíveis. Foram realizadas as sínteses de biodiesel metílico e etílico a partir do óleo de soja  utilizando KOH como catalisador. O diesel e os ésteres metílicos e etílicos sintetizados foram caracterizados de acordo com os métodos oficiais. As misturas foram obtidas em proporções de 5%, 10%, 15%, 20% e 25% de biodiesel em diesel e foram avaliadas através das análises do microrresíduo de carbono, poder calorífico superior e viscosidade cinemática. Os resultados mostram um aumento do resíduo de carbono com o teor de biodiesel e também com o aumento da cadeia do éster (de biodiesel metílico para biodiesel etílico) o que pode indicar uma maior possibilidade de depósito de carbono no sistema de injeção e pistões do motor.

 

DOI: 10.5935/1984-6835.20140056


Palavras-chave


Misturas biodiesel/diesel; combustão; resíduo carbono.

Texto completo:

PDF

Comentários sobre o artigo

Visualizar todos os coment?rios


Creative Commons License
A Revista Virtual de Química está licenciada sob as condições do Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Compartilhamento pela mesma Licença 2.5 Brasil License. Sob esta licença, a RVQ permite que seu conteúdo seja copiado, distribuído, exibido e executado desde que os devidos créditos à Revista e aos autores sejam dados. Contudo, o usuário não poderá utilizar o conteúdo com finalidades comerciais, a menos que obtenha permissão da Editoria da Revista.
Visitantes Online