Espectro Vibracional do Iodo na Região do Visível: Uma Alternativa ao Uso da Espectroscopia RAMAN

Autores

  • Valderi P. Santos Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Palavras-chave:

Espectro Vibracional, Iodo, Espectroscopia UV-Vis.

Resumo

Este trabalho lança mão de conceitos fundamentais de espectroscopia em uma abordagem didática do espectro eletrônico-vibracional do iodo gasoso na região do visível, com o objetivo de se obter seus parâmetros moleculares tais como força de ligação e frequência de oscilação, a partir de um tratamento matemático simples envolvendo o princípio de Franck-Condon, a extrapolação de Birge-Sponer, o conceito de anarmonicidade do oscilador e a convergência dos níveis vibracionais no limite de rompimento da ligação. Por se tratar de uma molécula diatômica apolar, o I2 não apresenta espectro vibracional no infravermelho, tendo-se que recorrer à técnica RAMAN. Neste sentido, o espectro do iodo na região do visível é uma alternativa simples para a determinação dos seus parâmetros moleculares.

 

DOI: 10.5935/1984-6835.20140055

Biografia do Autor

Valderi P. Santos, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Possui graduação em Licenciatura em Química pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1998), mestrado em Físico-Química pela Universidade de São Paulo (2001) e doutorado em Físico-Química pela Universidade de São Paulo (2005). Atuou como professor colaborador na Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG nos anos de 2005
e 2006. Desde 2007, é professor adjunto da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste, Campus de Toledo-PR, junto à área de Físico-Química.

Downloads

Publicado

20-05-2014