Síntese do Biodiesel Derivado do Óleo da Semente de Uva Promovida por Ultrassom

Caroline T. Rockembach, Daiane Dias, Bruno M. Vieira, Marina Ritter, Marco Aurélio Z. dos Santos, Diogo M. de Oliveira, Luiz Antonio M. Fontoura, Marcelo G. Crizel, Márcia F. Mesko, Vinícius O. B. dos Santos, Cláudio M. P. de Pereira

Resumo


O biodiesel é uma mistura de ésteres graxos obtido por transesterificação de triglicerídeos com alcoóis de baixo peso molecular, como metanol e etanol. A reação de transesterificação é lenta a temperatura ambiente e, por isso, requer o uso de catalisadores. Neste trabalho, as fontes convencionais de aquecimento foram substituídas por ultrassom, na presença de KOH e metanol. O óleo foi obtido da semente de uva, um subproduto das vinícolas. O biodiesel foi obtido em 97 % de rendimento, no tempo de 30 minutos, e os ácidos graxos do óleo de uva foram caracterizados por cromatografia em fase gasosa, e avaliados os parâmetros viscosidade, índices de iodo, acidez e saponificação.

 

DOI: 10.5935/1984-6835.20140054


Palavras-chave


Biodiesel; ultrassom; óleo de semente de uva; transesterificação.

Texto completo:

PDF


Creative Commons License
A Revista Virtual de Química está licenciada sob as condições do Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Compartilhamento pela mesma Licença 2.5 Brasil License. Sob esta licença, a RVQ permite que seu conteúdo seja copiado, distribuído, exibido e executado desde que os devidos créditos à Revista e aos autores sejam dados. Contudo, o usuário não poderá utilizar o conteúdo com finalidades comerciais, a menos que obtenha permissão da Editoria da Revista.
Visitantes Online