Síntese e Caracterização de um Novo Material Adsorvente Produzido a partir de Resíduos de Pneu para a Remoção de Contaminantes em Solução Aquosa

Felipe A. La Porta, Juliana O. S. Giacoppo, Teodorico C. Ramalho

Resumo


Este trabalho reporta a síntese e caracterização de uma resina produzida a partir de resíduos de pneu que foi aplicada na remoção de contaminantes na água. O processo de obtenção da resina consiste na modificação da estrutura química dos rejeitos com a adição de grupos sulfônicos. Para os ensaios de adsorção foram utilizados corantes têxteis (catiônico e aniônico) e metais pesados, tais como cromo, cobre, ferro e zinco. Os resultados de caracterização e adsorção da resina permitem identificar este novo material como promissor para a remoção de contaminantes no meio aquoso.

 

DOI: 10.5935/1984-6835.20140026


Palavras-chave


Pneu; resina; adsorvente; contaminantes; água.

Texto completo:

PDF


Creative Commons License
A Revista Virtual de Química está licenciada sob as condições do Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Compartilhamento pela mesma Licença 2.5 Brasil License. Sob esta licença, a RVQ permite que seu conteúdo seja copiado, distribuído, exibido e executado desde que os devidos créditos à Revista e aos autores sejam dados. Contudo, o usuário não poderá utilizar o conteúdo com finalidades comerciais, a menos que obtenha permissão da Editoria da Revista.
Visitantes Online