Sinergia entre a Indústria e Programas de Pós-graduação no Brasil: Um Caso de Sucesso na Temática de Gestão e Tecnologias Ambientais

Lilian L. N. Guarieiro, Carla Dalmolin, Wagner Pachekoski, Alex Alisson B. Santos, Lucas Travassos, Edna S. Almeida

Resumo


Este trabalho discute as atividades de pesquisa inovadoras para a indústria do estado da Bahia desenvolvidas na temática da Gestão Ambiental através do curso de mestrado profissionalizante. São descritas diversas linhas de pesquisa iniciadas e em andamento influenciadas pela demanda da indústria baiana, principalmente no papel do aluno de pós-graduação do programa de mestrado profissional em Gestão e Tecnologia Industrial (GETEC), do Campus Integrado de Manufatura e Tecnologia (CIMATEC) do SENAI-BA. Observa-se que, mesmo tratando-se de um mestrado incluído na área interdisciplinar, com temática em gestão e engenharia, a pesquisa em tópicos considerados tipicamente no âmbito da engenharia ambiental é essencial, principalmente quando se considera a grande demanda da indústria por temas relacionados ao meio ambiente, tecnologias mais limpas e materiais ambientalmente sustentáveis.

 

DOI: 10.5935/1984-6835.20140024


Palavras-chave


Gestão ambiental; indústria; mestrado profissional; SENAI.

Texto completo:

PDF


Creative Commons License
A Revista Virtual de Química está licenciada sob as condições do Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Compartilhamento pela mesma Licença 2.5 Brasil License. Sob esta licença, a RVQ permite que seu conteúdo seja copiado, distribuído, exibido e executado desde que os devidos créditos à Revista e aos autores sejam dados. Contudo, o usuário não poderá utilizar o conteúdo com finalidades comerciais, a menos que obtenha permissão da Editoria da Revista.
Visitantes Online