Biotecnologia da Biodiversidade: Um Novo Instituto Brasileiro

Autores

  • Antonio Paes de Carvalho Extracta Moléculas Naturais S/A
  • Paulo Cavalcanti Gomes Ferreira Universidade Federal do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Biotecnologia, biodiversidade, produtos naturais, coleções para estudo químico, aplicações em saúde, em agronegócios, em energia e mineração, conservação da biodiversidade por seu uso racional.

Resumo

Os autores discorrem sobre as interessantes relações a serem desenvolvidas entre a moderna biologia molecular e o aproveitamento de grandes coleções de produtos naturais que começam a se tornar disponíveis para os biocientistas e químicos brasileiros, com um projeto de agregar grupos capazes de oferecer ao mundo a maior rede de biodiversidade química e suas aplicações em variados campos da Ciência e da Técnica. O movimento se inicia no Rio de Janeiro mas tem como objetivo o "networking" de todos os grupos científicos e tecnológicos interessados em aprofundar conhecimentos e em desenvolver tecnologias a partir da enorme biodiversidade de nossos biomas terrestres, aquáticos e marinhos.

 

DOI: 10.5935/1984-6835.20130032

Biografia do Autor

Antonio Paes de Carvalho, Extracta Moléculas Naturais S/A

Médico e Professor Titular Emérito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Biofísica e Fisiologia). Empresário de C&T&I em biotecnologia da biodiversidade. Membro Titular da Academia Brasileira de Ciências e da Academia Nacional de Medicina. Grã Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico do Brasil e Medalha de Ouro Pius XI da Pontifícia Academia de Ciências do Vaticano. Fundador e Presidente da EXTRACTA Moléculas Naturais S/A.

Downloads

Publicado

02-07-2013