Biotecnologia da Biodiversidade: Um Novo Instituto Brasileiro

Antonio Paes de Carvalho, Paulo Cavalcanti Gomes Ferreira

Resumo


Os autores discorrem sobre as interessantes relações a serem desenvolvidas entre a moderna biologia molecular e o aproveitamento de grandes coleções de produtos naturais que começam a se tornar disponíveis para os biocientistas e químicos brasileiros, com um projeto de agregar grupos capazes de oferecer ao mundo a maior rede de biodiversidade química e suas aplicações em variados campos da Ciência e da Técnica. O movimento se inicia no Rio de Janeiro mas tem como objetivo o "networking" de todos os grupos científicos e tecnológicos interessados em aprofundar conhecimentos e em desenvolver tecnologias a partir da enorme biodiversidade de nossos biomas terrestres, aquáticos e marinhos.

 

DOI: 10.5935/1984-6835.20130032


Palavras-chave


Biotecnologia; biodiversidade; produtos naturais; coleções para estudo químico; aplicações em saúde, em agronegócios, em energia e mineração; conservação da biodiversidade por seu uso racional.

Texto completo:

PDF


Creative Commons License
A Revista Virtual de Química está licenciada sob as condições do Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Compartilhamento pela mesma Licença 2.5 Brasil License. Sob esta licença, a RVQ permite que seu conteúdo seja copiado, distribuído, exibido e executado desde que os devidos créditos à Revista e aos autores sejam dados. Contudo, o usuário não poderá utilizar o conteúdo com finalidades comerciais, a menos que obtenha permissão da Editoria da Revista.
Visitantes Online