Aspectos da Obra Científica de Antonio Ventura Pinto: Uma Vida Dedicada ao Estudo da Reatividade Química de Quinonas Naturais e Sintéticas

Vitor F. Ferreira, Kelly C. G. de Moura, Maria do Carmo F. R. Pinto, Eufrânio N. da Silva Júnior

Resumo


O presente trabalho tem com objetivo realizar uma digressão da obra científica e da formação de recursos humanos do Professor Antonio Ventura Pinto, focando principalmente a sua contribuição ao estudo da reatividade química de naftoquinonas. O texto aborda, também, o esforço e a dedicação do Professor Ventura em encontrar substâncias bioativas, principalmente, contra agentes etiológicos de doenças negligenciadas e com ação citotóxica.

 

DOI: 10.5935/1984-6835.20130074


Palavras-chave


Antonio Ventura Pinto; naftoquinonas; lapachol; beta-lapachona.

Texto completo:

PDF


Creative Commons License
A Revista Virtual de Química está licenciada sob as condições do Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Compartilhamento pela mesma Licença 2.5 Brasil License. Sob esta licença, a RVQ permite que seu conteúdo seja copiado, distribuído, exibido e executado desde que os devidos créditos à Revista e aos autores sejam dados. Contudo, o usuário não poderá utilizar o conteúdo com finalidades comerciais, a menos que obtenha permissão da Editoria da Revista.
Visitantes Online