A Determinação Estrutural do Alcaloide Pirrolizidínico Monocrotalina: Exemplo dos Desafios da Química de Produtos Naturais Até os Anos Sessenta do Século XX

Sabrina T. Martinez, Ana Paula B. dos Santos, Angelo C. Pinto

Resumo


Este artigo descreve a aventura dos químicos de produtos naturais, durante mais de 30 anos, para chegarem à determinação estrutural do alcaloide pirrolizidínico monocrotalina, isolado pela primeira vez de Crotalaria spectabilis, uma planta tóxica para bovinos, largamente espalhada pelas pastagens de todo mundo. A determinação da estrutura da monocrotalina foi feita através de reações de degradação, e cada um dos pedaços obtidos a partir dessas reações tiveram suas estruturas comparadas, através de constantes físicas, com substâncias de estruturas e configurações absolutas conhecidas.

 

DOI: 10.5935/1984-6835.20130028


Palavras-chave


Monocrotalina; Alcaloides pirrolizidínicos; Base necina; Ácido nécico.

Texto completo:

PDF


Creative Commons License
A Revista Virtual de Química está licenciada sob as condições do Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Compartilhamento pela mesma Licença 2.5 Brasil License. Sob esta licença, a RVQ permite que seu conteúdo seja copiado, distribuído, exibido e executado desde que os devidos créditos à Revista e aos autores sejam dados. Contudo, o usuário não poderá utilizar o conteúdo com finalidades comerciais, a menos que obtenha permissão da Editoria da Revista.
Visitantes Online