A Formação do Licenciado em Química na UFC Discutida nas Modalidades Ensino à Distância e Presencial

Autores

  • Viviane G. P. Ribeiro Universidade Federal do Ceará
  • Claudenilson S. Clemente Universidade Federal do Ceará
  • Francisco Jonas N. Maia Universidade Federal do Ceará
  • Francisco A. D. Filho Universidade Federal do Ceará
  • Selma Elaine Mazzetto Universidade Federal do Ceará

Palavras-chave:

Perfil dos Estudantes, Educação à Distância, Licenciatura em Química.

Resumo

Atualmente, o Ensino à Distância vem sendo adotado estrategicamente para expandir o ensino superior no país, que além de reduzir limites geográficos, flexibiliza os estudos. O presente trabalho descreve o primeiro panorama do curso de Licenciatura em Química Semipresencial da UFC, após quatro anos de existência, buscando avaliar sua evolução, o perfil e o grau de satisfação dos alunos. Uma comparação com seu análogo na modalidade presencial também fez parte do escopo do trabalho, dentro de critérios factíveis de comparação. Inicialmente, foi aplicado um questionário com os estudantes matriculados no sistema virtual de aprendizagem. Os dados obtidos neste estudo foram comparados com os dados obtidos junto à coordenação do Curso de Licenciatura em Química presencial. Os resultados mostraram que no perfil do curso à distância prevalecem alunos mais velhos, da escola pública e profissionalmente ativos. Em ambas as modalidades, os estudantes declararam-se satisfeitos com o andamento do curso, apesar dos desafios encontrados.

 

DOI: 10.5935/1984-6835.20130068

Biografia do Autor

Viviane G. P. Ribeiro, Universidade Federal do Ceará

Licenciada em Química (UFC-2011). Aluna de mestrado do curso de pós- graduação em Quimica (UFC). Tem Experiência na área de Química dos Aditivos de Biomassa e Síntese de Macromoléculas (Porfirinas e Ftalocianinas) derivadas do Líquido da Casca da Castanha do Caju (LCC). Atualmente trabalhando na produção de Nanopartículas Funcionalizadas e Fotocatalisadores.

Claudenilson S. Clemente, Universidade Federal do Ceará

Licenciado em Quimica (UFC-2008). Mestrado em Quimica Inorgânica (UFC-2010). Atualmente atua como aluno do programa de pós-graduação em quimica, com área de atuação em Quimica (Doutorado UFC).  Experiência como professor do ensino médio ( Governo do Estado do Ceará - 2007) e como professor do ensino fundamental II ( rede privada -2007).

Francisco Jonas N. Maia, Universidade Federal do Ceará

Licenciado em Quimica (UFC-2006), Bacharel em Quimica (UFC-2007), Mestre em Química (UFC - 2010). Aluno de doutorado do curso de pós- graduação em Quimica (UFC). Experiência como professor de Quimica do ensino médio (governo do estado do Ceará 2007-atual). Vem trabalhando no desenvolvimento antioxidantes derivados do LCC para aplicação em lubrificantes e biocombustíveis.

Francisco A. D. Filho, Universidade Federal do Ceará

Bacharel em Química pela Universidade Federal do Ceará (1995), mestre em Química Inorgânica pela Universidade Federal do Ceará (1999) e doutor em Quimica(área de concentração: química inorgânica) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Ceará. Atuando principalmente nos seguintes temas: luminescência de lantanídeos, sistemas a base de fosfatos, sol-gel, híbridos orgânico-inorgânicos e vidros.

Selma Elaine Mazzetto, Universidade Federal do Ceará

Bacharelado em Química (USP - 1987), Mestrado em Ciências (USP - 1991), Doutorado em Química (USP - 1994), Pós-Doutorado (Wayne State University Detroit MI - USA 1995/1996), Licenciatura em Química (UFC - 2000), Pós-Doutorado (Università di Salento e Università di Urbino - Itália 2002-2003). Formação complementar (cursos e treinamentos): Didática do Ensino Superior, Educação a Distância (EaD), Avaliadores de Laboratório, Tutoria EaD, Avaliação de Cursos e Institucional (MEC-INEP-SINAES), Professor Conteudista EaD, Cursos Básico-Intermediário-Avançado de Escrita de Patentes (INPI). Coordenadora do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) vinculado a Pró Reitoria de Pesquisa e Pós Graduação da UFC. Pesquisadora CNPq desenvolve suas atividades de ensino/pesquisa/extensão junto ao Departamento de Química Orgânica e Inorgânica (Professor Associado) na Universidade Federal do Ceará-UFC (1997-atual). Credenciada junto aos programas de pós-graduação de Química (1997-atual) e Rede Nordeste de Biotecnologia-RENORBIO (2007-atual). Desenvolve atividades de pesquisa buscando como metas a vinculação de projetos visando o aproveitamento de recursos regionais renováveis, formação de recursos humanos, inovação tecnológica com transferência de tecnologias para o setor industrial, proteção intelectual e publicações cientificas em jornais especializados com corpo editorial. Coordena e gerencia o Laboratório de Produtos e Tecnologia em Processos (LPT), cujas principais linhas de pesquisas trabalham em consonância em P&D&I nas áreas de Química, Tecnologia Química e Biodiversidade Aplicadas a Química Verde e a Biotecnologia em Recursos Naturais, com atividades relacionadas à concepção e design de (1) Novos Produtos e Processos Tecnológicos, (2) Química Fina, (3) Química Verde, (4) Materiais Derivados de Biomassa, (5) Energias Renováveis, (6) Aproveitamento de Resíduos, (7) Biodiversidade e Conservação. Possui experiência em Química/Tecnologia Química, com destaque para os temas: Biomassa (Líquido da Casca da Castanha de Caju LCC e seus desdobramentos, Cardanol/Cardol/Ácido Anacárdico e suas Funcionalizações, Resinas e Fibras Lignocelulósicas); Macromoléculas (meso-Porfirinas/Ftalocianinas e seus análogos metaladas); Química de Coordenação; Química Fina/Química Verde (Bioditivos Fosforados/Tiofosforados/Nitrados, Antioxidantes, Emulsificantes, Retardantes a Chama, de Lubricidade e Poços Profundos); Novos Materiais (Compósitos e Biocompósitos de Biomassa); Modelagem Molecular; Biotecnologia em Recursos Naturais; Fotoquímica/Fotofísica e Ensino em Química/Ciências. Orienta estudantes em trabalhos de Final de Curso de Graduação (Monografia), Iniciação Científica, Apoio Técnico, Mestrado, Doutorado, Pós Doutorado e bolsistas RHAE e DTI. Possui vários trabalhos publicados em revistas de alto índice de impacto e participação em encontros científicos Nacionais e Internacionais. Na didática, possui experiência nas seguintes disciplinas ministradas: (1) Graduação: Química Geral I, Laboratório de Química Geral I, Química Geral II, Laboratório de Química Geral II, Química Geral, Fundamentos de Química, Química Inorgânica, Química Inorgânica III, Introdução aos Cursos de Química, Prática de Ensino em Química, Estágio de Iniciação em Pesquisa Inorgânica, Estágio Supervisionado, Prática de Ensino em Ciências II, III, IV, V, Prática de Ensino em Química I, II, III e Didática Docente em Química; (2) Pós-Graduação: Tópicos em Recursos Naturais, Impacto Ambiental, Métodos Espectrométricos, Tópicos Especiais em Sistemas de Reações, Tópicos Especiais em Química Inorgânica IV e VI, Docência I e Bionegócios e Marcos Legais.

Downloads

Publicado

23-08-2013