Síntese de Sulfetos e Selenetos Derivados do Óleo de Mamona

Raquel G. Jacob, Katiúcia Daiane Mesquita, Elton L. Borges, Francieli M. Libero, Lidiane Wruch, Diego Alves, Eder João Lenardão, Gelson Perin

Resumo


Este artigo descreve a síntese de novos compostos organocalcogênios derivados de fonte renovável, atendendo alguns dos princípios da Química Verde. Para isto, utilizando o óleo de mamona como material de partida, foi preparado inicialmente o (Z)-12-[(p-toluenossulfonil)oxi]-9-octadecenoato de metila, intermediário chave para a síntese dos (Z)-12-organoilcalcogenoctadec-9-enoatos de alquila via substituição nucleofílica com íons calcogenolatos (tiolatos ou selenolatos). Esta rota sintética se mostrou eficiente para a síntese de vários sulfetos e selenetos inéditos com bons rendimentos.

 

DOI: 10.5935/1984-6835.20140006


Palavras-chave


Ácido ricinoléico; química verde; selenetos; sulfetos; óleo de mamona.

Texto completo:

PDF


Creative Commons License
A Revista Virtual de Química está licenciada sob as condições do Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Compartilhamento pela mesma Licença 2.5 Brasil License. Sob esta licença, a RVQ permite que seu conteúdo seja copiado, distribuído, exibido e executado desde que os devidos créditos à Revista e aos autores sejam dados. Contudo, o usuário não poderá utilizar o conteúdo com finalidades comerciais, a menos que obtenha permissão da Editoria da Revista.
Visitantes Online