Síntese de Sulfetos e Selenetos Derivados do Óleo de Mamona

Autores

  • Raquel G. Jacob UFPel
  • Katiúcia Daiane Mesquita UFPel
  • Elton L. Borges UFPel
  • Francieli M. Libero UFPel
  • Lidiane Wruch UFPel
  • Diego Alves UFPel
  • Eder João Lenardão UFPel
  • Gelson Perin UFPel

Palavras-chave:

Ácido ricinoléico, química verde, selenetos, sulfetos, óleo de mamona.

Resumo

Este artigo descreve a síntese de novos compostos organocalcogênios derivados de fonte renovável, atendendo alguns dos princípios da Química Verde. Para isto, utilizando o óleo de mamona como material de partida, foi preparado inicialmente o (Z)-12-[(p-toluenossulfonil)oxi]-9-octadecenoato de metila, intermediário chave para a síntese dos (Z)-12-organoilcalcogenoctadec-9-enoatos de alquila via substituição nucleofílica com íons calcogenolatos (tiolatos ou selenolatos). Esta rota sintética se mostrou eficiente para a síntese de vários sulfetos e selenetos inéditos com bons rendimentos.

 

DOI: 10.5935/1984-6835.20140006

Biografia do Autor

Raquel G. Jacob, UFPel

Possui graduação em Química com Atribuições Tecnológicas (1989), graduação em Química/Licenciatura (1994) e mestrado em Ciências/Química Orgânica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994), doutorado em Ciências/Química Orgânica pela FFCL/USP-Ribeirão Preto (1998) e pós-doutorado em Química pela Universidade Federal de Santa Maria (2005). Atualmente é professora adjunta 2/DE do DQAI/IQG da Universidade Federal de Pelotas e Pesquisador 2 do CNPq. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química Orgânica, atuando principalmente no desenvolvimento de novas metodologias sintéticas limpas para a modificação química de substâncias presentes em fontes renováveis como óleos essenciais e vegetais, visando a obtenção de novas substâncias com possíveis atividades biológicas.
possui graduação em Química com Atribuições Tecnológicas (1989), graduação em Química/Licenciatura (1994) e mestrado em Ciências/Química Orgânica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994), doutorado em Ciências/Química Orgânica pela FFCL/USP-Ribeirão Preto (1998) e pós-doutorado em Química pela Universidade Federal de Santa Maria (2005). Atualmente é professora adjunta 2/DE da Universidade Federal de Pelotas e Pesquisador 2 do CNPq. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química Orgânica, atuando principalmente no desenvolvimento de novas metodologias sintéticas limpas para a síntese de compostos organocalcogênios e para a modificação química de substâncias presentes em fontes renováveis como óleos essenciais e vegetais, visando a obtenção de novas substâncias com possíveis atividades biológicas.

Downloads

Publicado

21-04-2013