Avaliação da qualidade da água por alunos de ensino médio a partir da determinação de pH e do teor de cloro residual

Autores

Palavras-chave:

Qualidade da água, cloro residual, pH, ensino médio.

Resumo

: Os resultados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) em 2017 indicam que o ensino médio tem agregado muito pouco ao desenvolvimento cognitivo dos estudantes brasileiros. Na disciplina de química, uma forma de contornar essa situação é a aplicação de métodos que aproximem os conteúdos teóricos ao cotidiano dos alunos. Neste trabalho, utilizou-se o método da Aprendizagem Baseada em Problemas para o ensino de teoria ácido-base e soluções usando a qualidade da água como tema contextualizador. Com base nos conceitos químicos inerentes ao processo de desinfecção da água e a importância do assunto no que diz respeito à sua qualidade, dois parâmetros químicos da potabilidade da água consumida no Colégio Estadual Professor Alfredo Balthazar da Silveira e no seu entorno foram investigados. Os parâmetros usados foram o teor de cloro residual e o pH. Pôde-se observar que a dinâmica das aulas práticas, em conjunto com a coleta de amostras de água pelos estudantes em suas residências, levou ao maior engajamento da turma, que saiu da posição de mera espectadora da sua aprendizagem, e tornou-se protagonista desse processo. Em relação aos resultados das coletas, todas as amostras de água apresentaram pH dentro da faixa recomendada pelo Ministério da Saúde (MS). De onze amostras analisadas, duas apresentaram concentração de cloro de acordo com a determinação do MS. Um dos pontos foi a cisterna do colégio. Os outros nove pontos de coleta apresentaram concentração de cloro abaixo do limite detectável pelo método colorimétrico da o-tolidina (<0,5 mg L-1), não sendo possível afirmar se as amostras estão em conformidade ou não, com relação aos limites estabelecidos pelo MS.

Publicado

29-06-2021