Explorando as potencialidades da experimentação a partir de células eletrolítica e a combustível como recurso didático na sala de aula do ensino médio

Autores

  • Luís Antônio da Silva Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Palavras-chave:

Ensino de Química, Eletroquímica, Reações Eletródicas, Célula a Combustível, Célula Eletrolítica.

Resumo

A mais nobre e importante missão deste relato de sala de aula foi envolver professores que buscam ferramentas para promover o processo de ensino-aprendizagem e contribuir para facilitar a compreensão dos estudantes. Todas as atividades desenvolvidas foram mediadas pelo professor regente e aplicadas em duas turmas de estudantes do 2º ano do ensino médio, da rede pública do Estado de Minas Gerais. A sequência didática baseou-se na aplicação de questões de vestibulares em dois momentos, na contextualização da eletroquímica pelo professor regente, na leitura de dois artigos científicos, na manipulação e observação de dois experimentos, que abordaram reações eletroquímicas espontâneas e não espontâneas e exploraram conceitos fundamentais da eletroquímica, e na avaliação da aprendizagem. O primeiro experimento foi feito numa célula eletrolítica, onde aplicou-se um potencial elétrico para produzir os gases hidrogênio e oxigênio a partir da eletrólise da água. O segundo experimento foi feito numa célula a combustível, utilizou-se da espontaneidade das semirreações de oxidação do gás hidrogênio e de redução do gás oxigênio para gerar energia elétrica. As atividades desenvolvidas propiciaram aos estudantes entender o funcionamento das células eletrolítica e a combustível, verificar a ocorrência das semirreações de oxidação e de redução, medir os potenciais elétricos gerados nas associações em série e em paralelo de duas células a combustível e representar, por meio das reações eletroquímicas, os processos catódicos e anódicos. As atividades foram bem recebidas pelos estudantes, propiciaram maior interatividade entre eles e resultaram numa aprendizagem relevante.

Publicado

29-06-2021