Aproveitamento de Óleos e Gorduras Residuais para Obtenção de Produtos de Alto Valor Agregado: Formulação de Tinta de Impressão a Partir de Óleo Residual de Fritura

Mateus A. Montenegro, Ramon C. Pereira, Thérèse Hofmann-Gatti, Guilherme B. C. Martins, Paulo A. Z. Suarez

Resumo


Óleo residual de fritura foi aquecido a 315 ºC na presença de acetato de níquel (II), sendo obtido um polímero viscoso e uma mistura de hidrocarbonetos e compostos orgânicos oxigenados. Obtiveram-se polímeros com viscosidades diversas, dependendo da agitação, fluxo de N2 e do tempo de reação. Os materiais poliméricos foram utilizados como veículo na formulação de tintas de impressão tipo offset, juntamente com carbonato de cálcio e diversos pigmentos. Foram testadas as formulações obtidas para a impressão de gravuras pela técnica de xilogravura, as quais apresentam desempenho semelhante ao de tintas comerciais.

 

DOI: 10.5935/1984-6835.20130004


Palavras-chave


Óleo de fritura residual; Polimerização; Tintas de gravura.

Texto completo:

PDF


Creative Commons License
A Revista Virtual de Química está licenciada sob as condições do Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Compartilhamento pela mesma Licença 2.5 Brasil License. Sob esta licença, a RVQ permite que seu conteúdo seja copiado, distribuído, exibido e executado desde que os devidos créditos à Revista e aos autores sejam dados. Contudo, o usuário não poderá utilizar o conteúdo com finalidades comerciais, a menos que obtenha permissão da Editoria da Revista.
Visitantes Online