Abordagens da Química Medicinal para o Planejamento de Protótipos de Fármacos

Autores

  • Tiago F. da Silva Universidade Federal do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Química Medicinal, Estrutura Privilegiada, Desenho de Análogos, Triagem Sistemática, Desenho Racional, Exploração de Informações Biológicas.

Resumo

O artigo tem como propósito apresentar de forma objetiva as abordagens da Química Medicinal para o planejamento de protótipos de novos fármacos. Nesse caso, permeando as transformações ao longo do tempo dessa área de pesquisa, segundo as mudanças de paradigmas e a aquisição de novas tecnologias. Serão apresentadas abordagens, como: o Desenho de Análogos, a Triagem Sistemática, o Desenho sob Medida e a Exploração de Informações Biológicas; através de exemplos clássicos de fármacos inovadores da literatura. Esses exemplos podem servir de inspiração para o desenho de novos protótipos de fármacos, em especial para doenças que ainda não possuem tratamento adequado.

 

DOI: 10.5935/1984-6835.20130066

Biografia do Autor

Tiago F. da Silva, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Possui Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Química Unificado, capes conceito 7, desenvolveu a sua dissertação no Laboratório de Avaliação e Síntese de Substâncias Bioativas (LASSBio). Tem experiência na área de Fármacos, com ênfase em Química Medicinal e Síntese de Fármacos, atuando principalmente nos seguintes temas: acilidrazonas, anti-trombóticos e anti-inflamatórios.Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010). Atuou como estagiário no Laboratório de Parasitologia Clínica (Departamento de Análise Clínicas da Faculdade de Farmácia, UFRJ, 2007), adquirindo experiência nas áreas de Histologia, Bioquímica e Parasitologia. Atuou também como bolsista de Iniciação Científica (Pibic/CNPq) no Laboratório de Imunobiologia (IMPPG, UFRJ, 2008), adquirindo experiência em temas relacionados à Immunologia e Parasitologia.

Downloads

Publicado

07-08-2013